sexta-feira, 20 de abril de 2012

Água Clara (MS) reforça ações de incentivo à interação família-escola-comunidade

Com o intuito de fortalecer e ampliar a interação família-escola-comunidade, a Secretaria Municipal de Educação de Água Clara, no Mato Grosso do Sul, instituiu o Comitê de Mobilização Social pela Educação que vai atuar na cidade. Além da instalação do Comitê, foi elaborado também Plano de Ação a ser implementado no município, composto por três ciclos de atividades que serão desenvolvidas durante todo o ano letivo.

Reunião dos mobilizadores de Água Clara (MS)
“Nosso objetivo é, através do Comitê de Mobilização, difundir a Educação, chamar pais para serem parceiros da escola nesses assuntos tão complexo que é o jovem, a educação e a família”, afirmou a secretária municipal de Educação, Raimunda Alencar Onça. A reunião que marcou a criação do grupo de mobilizadores, realizada no fim de fevereiro, contou com a participação de gestores escolares, de representantes das polícias civil e militar, bem como de membros do Conselho Tutelar local, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Rotary Club, entre outros.

Confira abaixo as atividades de três ciclos do Plano de Ação elaborado pelos mobilizadores de Água Clara:

Ciclo umIntegração da família na escola: ação de entrega da Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos; sensibilização da comunidade para a Educação melhorar; participação de representantes do Bolsa Família nas reuniões de pais e mestres; realização de palestras; estímulo à participação de crianças da comunidade em programas que usem as extensões da escola para atividades esportivas, artísticas e culturais, tais como biblioteca, quadras esportivas, Pro-Jovem e PETI; campanha para aquisição de livros para sociedade escolar.

Ciclo dois – Resgate da leitura e disciplina: realizar o projeto “Uma História que se conta” com alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental, no qual os alunos serão preparados para contar histórias para os alunos dos primeiros anos, e o projeto “Gente Feliz”, incentivando a leitura e ludicidade; realizar a campanha “Desarmamento Infantil” contra a violência, dizendo não aos brinquedos que incentivem a violência. Na doação de tais brinquedos, o doador ganhará um livro literário e um pirulito. Promover palestras sobre assuntos como relação professor x aluno, bullying, entre outros, e visitas de gestores e docentes às famílias dos alunos visando compreender e resolver possíveis problemas de comportamento ou dificuldade dos alunos.

Ciclo três Valorização do profissional: Premiar melhores professores do ano e realizar oficinas de motivação para o corpo docente.

Com informações de Thais Posso, mobilizadora em Água Clara (MS).

Nenhum comentário: