quinta-feira, 26 de abril de 2012

Peça de teatro incentiva interação família-escola em Ribas do Rio Pardo (MS)

Popularmente se diz que as mudanças começam em casa. Talvez tenha sido inspirada nesse ditado que a mobilizadora Andreia Aparecida de Morais, da Fibria – empresa do Grupo Votorantim – de Ribas do Rio Pardo (MS), resolveu realizar uma peça de teatro para os funcionários de limpeza, serviços e transportes da unidade, com o intuito de mostrar a importância do acompanhamento da vida escolar de crianças e adolescentes.

“Essa temática faz parte do primeiro ciclo do Parceira Votorantim pela Educação. Por isso, pensamos em abordar o tema com nossos colegas de trabalho, usando uma linguagem criativa, o teatro”, explica Andreia. “Na peça, explicamos a importância dos pais para a formação de bons alunos e de bons leitores. Antes de tudo, nós somos os super-heróis dos nossos filhos”.

Além da peça, os cerca de 40 funcionários que participaram da oficina também assistiram a uma apresentação terórica sobre o acompanhamento escolar. “Visite bibliotecas com as crianças”, “teatralize a leitura”, “promova autonomia de pensamento”, “brinque com seus filhos”, “possibilite o manuseio de diferentes tipos de livros”, foram algumas das dicas que os funcionários receberam.

Depois disso, eles foram convidados a participar de uma oficina, na qual deveriam construir personagens com materiais recicláveis e contar uma história relacionada à sua vida ou família. “Fiquei muito impressionada com a motivação de todos”, relata a mobilizadora, que é analista de Sustentabilidade da Fibria.

No final do evento, os participantes foram convidados a subir ao palco e deixar uma mensagem para a turma. Cinco pessoas aceitaram o desafio e dividiram com os colegas um pouco de sua história. “Qual não foi a surpresa quando uma das funcionárias subiu ao palco e disse: ‘amem seus filhos como se fosse o último dia, pois realmente um dia será o último, como foi para mim que, recentemente, perdi meu filho’. Foi um momento de comoção muito grande e nos abraçamos na intenção de apoiar aquela mãe”, contou Andreia Aparecida de Morais.

A oficina fez tanto sucesso que será replicada fora da unidade. Ainda nesta semana, será realizada em um Centro de Convivência do Idoso e para familias beneficiárias de programas sociais do município. Além disso, estão previstas apresentações em um assentamento rural e em um centro formador de catequistas.

Nenhum comentário: