quinta-feira, 17 de maio de 2012

Comitê de Icatu (MA) sensibiliza pais de alunos sobre a importância da interação família-escola


Cerca de 70% dos familiares de alunos icatuenses
participaram das reuniôes
Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Icatu (MA) promoveram, de 19 a 24 de abril, uma série de encontros com familiares de alunos da rede pública. Realizadas em escolas de Icatu e de sete povoados da região, as atividades tiveram como objetivo sensibilizar as famílias a acompanharem de maneira mais efetiva a vida escolar dos estudantes.

Por meio da conscientização das famílias, o Comitê espera, entre outras metas, contribuir para que, até 2022, todas as crianças de até 8 anos do município estejam alfabetizadas. Além de unidades de ensino localizadas na sede do município, escolas dos povoados de Moinho, Camboa, Baiacui, Mutirão, Cacaueiro, Crissanto e Juncal receberam a ação dos mobilizadores.

A mobilizadora Lúcia Vidal conduziu parte das apresentações
Para estimular o debate com as famílias, os mobilizadores prepararam dinâmicas, cartazes com orientações sobre como participar mais ativamente do cotidiano de estudos dos alunos e conversaram com os pais sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. No caso dos familiares que não puderam comparecer às reuniões nas escolas, os mobilizadores agendaram visitas às casas dos alunos, dando preferência a alunos com necessidades especiais e repetentes.

“As famílias visitadas sentiram-se valorizadas e manifestaram satisfação, declarando que têm consciência da importância da sua participação na escola para a melhoria da aprendizagem”, contou a liderança da Mobilização em Icatu, Lúcia de Fátima Vidal.

Com informações de Lúcia de Fátima Andrade Vidal, mobilizadora em Icatu (MA).

Nenhum comentário: