terça-feira, 10 de julho de 2012

Interação família-escola-comunidade é tema de Feira Literária em Imperatriz (MA)


Espaço da Mobilizaçação na Feira Literária
O estímulo à aproximação entre as famílias dos alunos, os profissionais da educação e o cotidiano escolar foi tema de destaque na I Feira Literária realizada pela Escola Municipal Pedro Abreu, em Imperatriz, no Maranhão. O evento foi realizado no dia 26 de junho e contou com espaço organizado por mobilizadores sociais pela educação da cidade que aproveitaram a programação para conversar com familiares dos alunos a respeito da importância da participação na vida escolar de crianças e adolescentes sob sua responsabilidade.


Mãe confere conteúdo da cartilha
No espaço organizado pelas mobilizadoras Débora Sampaio e Maria José Barros, foram expostos exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. “Foi o primeiro contato da comunidade com a Mobilização Social pela Educação, o que gerou muita curiosidade. Muitos filhos chegavam com os pais para saber do que se tratava. Alguns, cujos pais não estavam, pediam ao menos para ler ou folear ali mesmo a cartilha. Os professores se mostraram muito curiosos e interessados e alguns pediram cartilhas para levar para a outra escola onde trabalham. Para um primeiro contato, foi muito proveitoso”, relata Débora Sampaio.

Interação família-escola chamou a atenção dos alunos
As mobilizadoras ainda programam, para o mês de agosto, uma reunião direcionada aos pais e demais integrantes da comunidade próxima à Escola Municipal Pedro Abreu, que é localizada no bairro Vila Fiquene. A atividade será organizada em parceria com os profissionais da escola e será realizada com o objetivo de aprofundar a discussão a respeito do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). “A escola conta com professores comprometidos em fazer essa ponte família-escola. Direção e professores se mostram interessados e dispostos a mobilizar”, avalia Débora Sampaio. 

Nenhum comentário: