quinta-feira, 26 de julho de 2012

Interação família-escola-comunidade é divulgada a parceiros da Mobilização em Planaltino (BA)

Exposição da cartilha da Mobilização produzida em Planaltino

Cartilhas, panfletos e o plano de ação utilizados como material de apoio para incentivar a interação família-escola-comunidade no município baiano de Planaltino foram distribuídos aos parceiros dessa ação, no dia 13 de julho, em reunião promovida por integrantes do Comitê local da Mobilização Social pela Educação.
 
O material de divulgação sobre a Mobilização Social pela Educação produzido em Planaltino toma como base o conteúdo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, publicação disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC). As produções do município, entretanto, incluem abordagens sobre questões peculiares a realidade educacional local e ilustrações feitas pelo artista plástico Messias Velame. Planaltino custeou a impressão de 3 mil exemplares da Cartilhas e  5 mil panfletos onde são disposta dicas às famílias sobre como participar da vida escolar de seus filhos.
 
Na reunião do dia 13, o representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Planaltino, professor Renê Silva, entregou aos membros das entidades parceiras nas ações de incentivo à interação família-escola-comunidade cópias do Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação. O documento foi construído com a colaboração de todos os membros do Comitê e inclui o histórico sobre a implantação da Mobilização na cidade. Expõe, ainda, diagnóstico sobre os fatores que dificultam a participação dos pais na vida escolar dos filhos e o plano de ação que apresenta, a cada parceiro, sugestões de como estimular a maior colaboração da sociedade na busca pela melhoria da qualidade do ensino e maior cooperação das famílias na trajetória de estudos dos filhos.
 
Ainda durante a reunião, o mobilizadores de Planaltino avaliaram os resultados das ações desenvolvidas pelo grupo de março a junho de 2012. Nesse período, o Comitê promoveu, entre outras ações, o “Domingo de Festa”, com atividades culturais e esportivas direcionadas às comunidades rurais de Ibitiguira, Nova Itaípe, Angélica e Lagedinho; o “II Festival de Louvor”, realizado em 1º de maio, com o tema “Família”, em parceria com instituições religiosas; e a comemoração, em praça pública, do “Dia das Mães”. Em todas as atividades, foi destacada a importância da aproximação entre a escola, a família e a comunidade.

Trabalho com o material impresso
 
Reunião de mobilizadores e parceiros da Mobilização em Planaltino
Os profissionais das unidades escolares vão explorar o conteúdo das cartilhas em reuniões e oficinas com os pais. O trabalho será sistemático e, em todos os momentos com os pais, será reservado um tempo para a reflexão sobre o conteúdo da publicação. As instituições religiosas também vão receber exemplares para o trabalho com os seus grupos de estudos. Além das cartilhas, será entregue para cada instituição parceira um banner com 8 dicas sobre “Como participar da vida escolar de seus filhos”. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará, quando necessário, o equipamento multimídia para as instituições.
 
“Os membros do Comitê ressaltaram a importância de todos os parceiros e mobilizadores reforçarem e orientarem, em seus espaços de atuação, sobre a importância e o modo como os pais podem participar da vida escolar dos filhos. Continuaremos com as atividades de grande porte, como o “Domingo de Festa” e, a partir da chegada do material impresso, intensificaremos o diálogo com as famílias sobre a importância da sua colaboração no processo de aprendizagem. Cada unidade escolar sistematizará suas ações de fomento a participação dos pais”, explica Renê Silva.

Acesse aqui o Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação de Planaltino.

Acesse aqui o arquivo da cartilha produzida pela Smed/Planaltino.

Acesse aqui o banner da Mobilização Social pela Educação de Planaltino.

Nenhum comentário: