quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mobilizadores articulam estratégias de ação em Barra Mansa, Resende e Itapeva

Ação recebe o apoio da Parceria Votorantim pela Educação (PVE)

 

A mobilização social pela Educação motiva o planejamento e a adoção de diversas estratégias e ações por parte dos municípios que integram o Parceria Votorantim pela Educação – PVE. Nesse sentido, Itapeva (SP), Barra Mansa e Resende (RJ) realizaram várias atividades com o intuito de conscientizar diretores, professores, pais e alunos sobre a importância da educação e do acompanhamento familiar nos estudos dos filhos. O trabalho dos mobilizadores também foi fundamental para divulgar o concurso Tempos de Escola, promovido pelo Instituto Votorantim, que recebeu mais de 6 mil redações de alunos de escolas públicas de todo o Brasil.

Mobilizadores de Barra Mansa (RJ)
Na cidade de Barra Mansa, o PVE encontrou na articulação de parceiros uma forma de ampliar a disseminação tanto do tema do acompanhamento escolar quanto do concurso. Foram mapeados grupos organizados no município, como a Federação das Associações dos Moradores de Barra Mansa – Fambam e o projeto Música nas Escolas, que tem grande amplitude na rede de ensino local e é apoiado pela Votorantim. Essa mobilização foi possível graças à parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação – SME, que recebeu toda a equipe que participa ativamente do PVE, colocando-se à disposição para auxiliar na execução do projeto. O convênio foi o que permitiu a articulação de um encontro dos mobilizadores com os diretores de escolas da cidade.

Em Itapeva, o boca a boca foi a estratégia utilizada para motivar a comunidade e a escola quanto à importância da presença da família no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes.  A divulgação começou na própria fábrica, com o intuito de sensibilizar as pessoas a respeito da valorização da escola e para mobilizá-las para a atuação presencial.

A receptividade também foi muito boa em Resende. Foram realizadas duas apresentações nas reuniões mensais que a SME promove para os gestores escolares. Os mobilizadores se reuniram na Casa dos Conselhos do município, com líderes comunitários de várias entidades da sociedade civil, para apresentar o PVE e distribuir materiais para a multiplicação do projeto nas comunidades. E a ação de conscientização escolar foi abraçada, inclusive, pela secretária de Educação, Rosaly Gonçalves de Azevedo. A etapa seguinte é fazer com que os pais participem cada vez mais desse projeto. 

Leia mais sobre as ações em Barra Mansa, Itapeva e Resende no Blog Educação.

Com informações do Blog Educação.

Nenhum comentário: