segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pesquisador americano apresenta dicas para pais ajudarem na rotina escolar dos filhos

A equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC) tem trocado com voluntários e parceiros dessa ação uma série de informações que são resultado de estudos e publicações referentes à importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. A busca por esses conteúdos, feita tanto pela equipe do MEC, quanto pelos mobilizadores, tem como finalidade aprimorar o diálogo que é realizado com as famílias dos estudantes para demonstrar os impactos positivos que a atenção dispensada à trajetória de estudo dos filhos pode trazer.

Uma dessas publicações foi apresentada na edição 1942 da revista Veja, a partir de entrevista ao professor Harris Cooper, diretor do instituto voltado para pesquisas sobre educação na Duke University, nos Estados Unidos. O conteúdo divulgado reúne dicas para os pais sobre “Como ajudar na rotina escolar”. Acompanhe as informações da entrevista feita por Vanessa Alonso.

Como ajudar na rotina escolar – dicas para pais

Há mais de duas décadas, Harris Cooper se dedica a estudar os efeitos positivos da participação dos pais na vida escolar. Aqui, ele apresenta ideias práticas com base em seus últimos trabalhos sobre o tema. Algumas escolas foram entrevistadas e estão de acordo em relação à dose adequada de ajuda familiar nos estudos. Eis o resultado:

O que o professor Harris Cooper sugere para que os pais participem das tarefas escolares:

• Garantir que não faltem em casa livros, um bom dicionário e espaço tranquilo para realizar o dever.
• Mostrar-se entusiasmados em relação às tarefas dos filhos. Segundo pesquisas, isso ajuda a fazê-los encarar o dever como uma atividade prazerosa.
• Fazer a criança perceber que suas tarefas têm aplicação na vida prática. Por exemplo: ao consultar seu saldo bancário, mostrar como se usa a matemática para conferir a conta.
• Ao ter a ajuda requisitada, apenas dar sugestões de como resolver a questão. Está provado que essa é uma estratégia mais eficiente do que revelar a resposta.
• Se a criança demonstrar sinais de exaustão, sugerir um intervalo para o descanso antes da conclusão da tarefa.

O que as escolas falam sobre o dever de casa e como elas acham que os pais podem auxiliar nas tarefas escolares

Primeiro, os pais devem estimular os filhos a ter uma rotina de estudos em casa. Outra medida de efeito positivo é que demonstrem interesse pelas tarefas. Em relação à ajuda na realização dos deveres, o consenso é que os pais desempenhem o papel de orientadores. Ao serem solicitados, eles devem indicar livros e sites para pesquisa. Também podem fornecer pistas sobre a resolução de um problema. “Dar a resposta certa, jamais”, dizem os educadores ouvidos por Veja.
 
Quanto tempo os estudantes devem dedicar aos deveres, segundo as escolas entrevistadas

Da 1ª à 4ª série, no máximo duas horas. Da 5ª à 8ª série, o limite é de três horas.

Fonte: Com adaptações: Revista Veja, edição:1942, Ano 39

Reproduzida no site via6.com, a entrevista recebeu vários comentários de leitores que são pais e/ou educadores. Confira:

Nenhum comentário: