quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Baixada Fluminense articula Comitê de Mobilização Social pela Educação

Voluntários e educadores reuniram-se para discutir a formação do Comitê
de Mobilização Social pela Educação da Baixada Fluminense.
Mobilizadores da Baixada Fluminense (RJ) programam para o mês de setembro o próximo encontro dos voluntários, gestores e demais educadores que deverão compor o Comitê de Mobilização Social pela Educação da região. As bases para a formação desse grupo de trabalho foram lançadas no dia 16 de agosto, no Espaço Cultural da Faculdade de Belford Roxo (FABEL), em reunião que contou com a participação de representantes do município sede da atividade, além de São João de Meriti, Queimados, Japeri, Nova Iguaçu, Paracambi, Guapimirim, Mesquita e Duque de Caxias.

“A instalação desse novo grupo de trabalho que deverá atuar nos 13 municípios da região é idealizada há mais de dois anos. Esse Comitê pretende somar esforços e socializar experiências entre os municípios da região a fim de fomentar a melhoria da qualidade da educação pública na Baixada Fluminense. Para tanto, as próximas reuniões obedecerão a um rodízio pelos municípios. A próxima agenda será em Duque de Caxias, oportunidade em que será estruturado o Comitê”, explica o membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro (Comitê Rio), Davi Arcênio. 

Além de Davi Arcênio, a organização da reunião em Belford Roxo contou com a colaboração da representante do Setor de Mobilização Social pela Educação da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo, Ruth Iguaci. A programação da reunião envolveu palestras sobre a importância da instalação do Comitê da Baixada Fluminense que foram conduzidas pela coordenadora de Implementação de Políticas e Supervisão Escolar da Secretaria Municipal de São João do Meriti, Lucimei Corrêa Correia; pela subsecretaria municipal de Educação de Queimados, Dilcelina da Silva Faria; e pela diretora do Colégio Estadual Santa Amélia, de Belford Roxo, Elenita Costa Lucena.

Ainda durante a reunião, o representante do Comitê Rio, Sérgio Maia, explicou aos participantes os fundamentos do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) que é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de incentivar as ações de interação família-escola-comunidade em todo o País. Ele também enfatizou que essas iniciativas de aproximação entre os setores envolvidos com o cotidiano das unidades de ensino têm como objetivo final colaborar com a melhoria da qualidade da educação pública.

As exposições ainda incluíram o conteúdo e as dicas de atuação divulgados no site e no blog da Mobilização Social pela Educação. Os representantes dos municípios também dialogaram sobre a importância e as diversas formas de divulgação, às famílias, do conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Nenhum comentário: