quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Escola de Jacundá (PA) mobiliza comunidade durante Semana Nacional da Educação Infantil

Dia da Educação infantil foi comemorado pela
EI Jardim das Acácias
Em comemoração à primeira Semana Nacional de Educação Infantil, instituída pela Lei 12.602 de 3 de abril de 2012, a Escola de Educação Infantil Jardim das Acácias em Jacundá (PA) reuniu familiares, educadores e alunos para divulgar a data e incentivar o debate sobre os benefícios da participação dos pais na vida escolar. As atividades de sensibilização da comunidade foram realizadas na unidade de ensino em 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil.

 
Pais de alunos participaram das atividades
Além de brincadeiras direcionadas às crianças, como teatro de fantoches, contação de histórias e cantigas de roda, durante o evento, a diretora da escola Jardim das Acácias, Ilza Fátima Ferreira de Oliveira, reforçou aos pais o papel da família e da sociedade em busca de melhorias para a educação. Para ressaltar a importância da Semana Nacional da Educação Infantil, foram afixados pela escola cartazes e painéis sobre a data e distribuídas filipetas com texto informativo sobre a lei que instituiu a Semana.

Lei Nº 12.602, de 3 de abril de 2012

A presidenta Dilma Rousseff sancionou, no dia 3 de abril de 2012, a Lei 12.602/12, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil. Pela proposta, a data será comemorada na semana em que incidir o dia 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil. A data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.

Para a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), a criação da data é importante, pois estimulará debates anuais em todo o país sobre os níveis de qualidade da educação infantil brasileira. “Estudos comprovam que quanto mais cedo a criança entra na escola, melhor é o seu desempenho educacional ao longo de toda a sua vida. A importância desta semana é a conscientização da sociedade sobre o direito humano das crianças à educação de qualidade”, destacou Rosário.

A educação infantil compreende o período referente à creche e à pré-escola, para crianças de até cinco anos de idade.

Confira aqui o texto da Lei.

Com informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Nenhum comentário: