quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Icatu (MA) divulga balanço trimestral das ações de incentivo à interação família escola-comunidade


Encontro com famílias no povoado de Mamuna, Icatu (MA)
Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Icatu, município localizado no norte maranhense, realizaram, de abril a junho de 2012, uma série de atividades com o objetivo de sensibilizar as famílias sobre a importância da interação e do acompanhamento da vida escolar dos filhos. Por meio de iniciativas desenvolvidas junto a moradores da própria cidade e de mais de 23 povoados do município, os mobilizadores de Icatu têm buscado contribuir com a meta local de alfabetizar, até o ano de 2022, todas as crianças da região com idade até 8 anos.

Nesse período, o Comitê de Icatu organizou, com o apoio dos diretores e demais profissionais de educação de mais de 40 unidades de ensino municipais, visitas às famílias e encontros com as comunidades em escolas públicas, instituições religiosas e associações. Mais de 1,5 mil participantes foram envolvidos nessas programações, que seguiram um roteiro desenvolvido nos períodos da manhã e da tarde.

Encontro com famílias no povoado Rio Novo, Icatu (MA)
As ações de incentivo à interação família-escola-comunidade foram realizadas em escolas de Icatu e nos povoados de Moinho, Baiacuí, Mutirão, Cacaueiro, Crissanto, Juncal, Camboa, Boa Vista dos Ribeiros, Itapera, Mamuna, Rio Novo, Retiro, Santa Izabel, Quartéis, Vista Alegre, Jacareí dos Pretos, Boca da Mata, Prata, Ribeira, Jussatuba, Itatuaba, Sertãozinho e Salgado. 

Turno matutino

Na abertura de cada encontro, o diretor ou a diretora ou o coordenador da escola foi responsável pela introdução da abordagem direcionada aos pais, às mães e demais responsáveis pelos alunos sobre a importância da atenção dispensada à trajetória de estudo dos filhos. Os participantes também tomaram conhecimento sobre as ações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) implementadas na região de Icatu com o objetivo de estimular a interação família-escola-comunidade.

A programação matutina de cada evento ainda contou com dinâmicas realizadas com os pais para incentivar a reflexão sobre o que consideram “defeitos dos seus filhos”. Desobediência, ausência de estudo no ambiente doméstico, desinteresse em ir à escola, falta de atenção e rebeldia estão, segundo os mobilizadores, entre os principais desafios apontados em todos os encontros pelas famílias em relação à formação escolar dos filhos. Os pais e mães ainda manifestaram o desejo de poder superar esses obstáculos a partir da orientação recebida dos integrantes do Comitê de Mobilização que são, em sua maioria, também educadores.

Como forma de iniciar essa orientação, em cada encontro, os mobilizadores leram mensagens expostas em cartazes como “9 maneiras de incentivar a participação dos pais na escola”, “8 maneiras de participar da nossa escola” e “10 dicas para incentivar o seu filho a ler”. Esse conteúdo foi utilizado no diálogo com as famílias sobre como colaborar com o sucesso escolar dos filhos.

Turno verpertino

Encontro com famílias no povoado de Itpera, Icatu (MA)
O trabalho realizado pelos mobilizadores no período da tarde, em cada povoado, envolveu visitas às famílias apontadas pelas diretorias das escolas como ausentes às reuniões e outras atividades convocadas pela unidade de ensino. Em sua maioria, os estudantes sob responsabilidade dessas famílias também apresentam dificuldades no aprendizado ou são alunos repetentes.

Cartilhas da Mobilização

Em ambos os períodos, os mobilizadores utilizam a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos como principal instrumento de apoio na conscientização das famílias a respeito de sua importância no processo de aprendizagem.

Acesse aqui a relação de escolas e povoados alcançados, de abril a junho de 2012, pelas ações de incentivo à interação família-escola-comunidade promovidas pelo Comitê de Mobilização Social pela Educação em Icatu e região.

Acesse aqui a Galeria de Imagens do site da Mobilização Social pela Educação e confira o registro das atividades em Icatú e região.

Nenhum comentário: