quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Secretaria de Educação de São José dos Campos vai incentivar a interação família-escola

Os mobilizadores do município paulista de Pindamonhangaba, Doris Cardoso Prudente Bertolino e Carlos Nelson Gonçalves da Silva, atenderam ao convite do secretário municipal de Educação de São José dos Campos (SP), Alberto Alves Marques Filho, para explicar aos representantes do órgão os fundamentos do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). A exposição sobre as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade que têm sido estimuladas pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o País foi realizada nesta terça-feira, 28 de agosto, em reunião promovida na Secretaria Municipal de Educação (SME) de São José dos Campos.

O encontro também contou com participação da secretária adjunta da SME de São José dos Campos, Lourdes Aparecida de Angelis Pinto. Durante a reunião, os mobilizadores contaram como a Mobilização Social pela Educação tem evoluído em Pindamonhagaba e em outras localidades brasileiras. Explicaram, ainda, como as secretarias municipais de Educação têm planejado e colocado em prática suas iniciativas para aproximar as famílias do cotidiano de estudo dos filhos.

Doris Bertolino conta que o secretário Alberto Marques realizou o convite aos mobilizadores durante a participação deles no XVI Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação, realizado de 7 a 9 de agosto, em Pindamonhangaba. “Tivemos um espaço nesse evento para breve apresentação sobre o PMSE. O secretário de Educação de São José dos Campos se mostrou interessado pelo tema e quis conhecer mais de perto o nosso trabalho, nos convidando para ir até a sua cidade para detalhar melhor a Mobilização Social pela Educação”, relata a mobilizadora.

Na reunião desta terça-feira, o secretário também fez um breve relato sobre o trabalho realizado junto aos educadores da rede municipal de ensino de São José dos Campos. Ele ressaltou a importância do conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos como instrumento de apoio às ações que visam sensibilizar pais e demais responsáveis sobre o papel de cada um no alcance do sucesso escolar dos estudantes.

Para orientar o início do desenvolvimento do PMSE em São José dos Campos, Doris Bertolino e Carlos Nelson sugeriram ao secretário Alberto Marques que convide representantes de órgãos públicos de áreas correlatas à educação, além de lideranças sociais e religiosas para participar do planejamento e colaborar com as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade no município e, do mesmo modo, colaborem com o alcance do sucesso escolar dos alunos e com a melhoria da qualidade do ensino público local. 

Com informações de Doris Cardoso Prudente Bertolino, membro do Comitê de Mobilizção Social pela Educação de Pindamonhangaba (SP).

Nenhum comentário: