terça-feira, 7 de agosto de 2012

Incentivo à interação família-escola-comunidade marca agenda da Mobilização

Mobilização divulgada em reunião da AMEG, em Passos (MG) - 11/07
Reuniões e demais eventos de lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), além de atividades de preparação para o Dia e/ou a Semana de Mobilização, são destaque das ações de estímulo à interação família-escola-comunidade em diferentes localidades do País neste mês de agosto. O Distrito Federal e o município mineiro de Delfinópolis estão entre os lugares que abrem a agenda do segundo semestre de 2012.

Desta terça-feira (7), até quinta-feira, 9 de agosto, militares e servidores civis da Marinha do Brasil que atuam em Brasília e nas regiões administrativas do Distrito Federal participam, na capital federal, de palestras sobre Interação família-escola e Mobilização Social pela Educação. As exposições são conduzidas pelo representante da equipe do PMSE do Ministério da Educação (MEC), Paulo Ronaldo dos Santos. Leia mais.

Nestas quarta e quinta-feira, 8 e 9 de agosto, secretários de educação, professores, funcionários de escolas e lideranças sociais vão participar da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Delfinópolis (MG). A capacitação será coordenada pelo representante do MEC, Sérgio Benedito Maia e deverá reunir, ainda, gestores dos  municípios mineiros de Passos, São João Batista do Glória, Itaú de Minas, Guapé, Capitólio, Fortaleza de Minas, São Tomás de Aquino e São José da Barra. O convite para a Oficina foi feito aos gestores durante a reunião de trabalho da Câmara Técnica de Educação das cidades filiadas à Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), em Passos, no dia 11 de julho. Leia mais.

Ainda em agosto, as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas no estado Rio de Janeiro vão ganhar reforço a partir da instalação do Comitê de Mobilização Social pela Educação da Baixada Fluminense. A reunião de lançamento do grupo de trabalho será realizada na cidade de Nova Iguaçu, no dia 16 de agosto, e deverá contar com a participação de representantes dos 13 municípios que compõem a região. Leia mais.

A série de eventos promovidos com a finalidade de ressaltar à sociedade e às famílias a importância da colaboração dispensada ao processo de aprendizagem de crianças e jovens tem sequência ao longo deste segundo semestre. Nos dias 21 e 22 de agosto, o município paulista de Restinga também vai sediar a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. Evento semelhante será realizado em Manaus (AM), no dia 25 de agosto; em Presidente Prudente (SP), nos dias 03 e 04 de setembro; em Ijaci (MG), em 17 e 18 de setembro; e em Sinop (MT), em 18 de outubro.

Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação

Os mobilizadores do Rio Grande do Norte fecham, neste mês de agosto, a programação a Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação. O período de comemorações em 2012 será realizado de 17 a 21 de setembro.

Como resultado da atuação dos mobilizadores potiguares junto às autoridades locais, o Rio Grande do Norte é o único estado do País a instituir legislação estadual referente ao tema da Interação família-escola-comunidade. Leia mais.

Confira outras localidades que comemoram o Dia e/ou a Semana de Mobilização Social pela Educação no segundo semestre:

Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação

Belo Horizonte (MG) - 19 de setembro
Cana Verde (MG) - primeiro dia de aula do segundo semestre
Capivari de Baixo (SC) - 19 de setembro
Estreito (MA) - 14 de novembro
Ilhéus (BA) - 11 de agosto

Semana de Mobilização Social pela Educação

Pindamonhangaba (SP) – semana do dia 19 de setembro
Campo Grande (MS) – semana do dia 19 de setembro

Nenhum comentário: