sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Interação família-escola-comunidade é incentivada em São Pedro da Aldeia (RJ)

Mobilizadores Sociais pela Educação que atuam no município de São Pedro da Aldeia (RJ) vão dar continuidade, nesse segundo semestre de 2012, às ações que visam aproximar familiares e educadores na cidade. Por meio de atividades junto a escolas, desde o início do ano, os mobilizadores locais têm buscado conscientizar a comunidade sobre a importância da participação de pais e responsáveis no cotidiano escolar de crianças e adolescentes.

V Semana de Relações Étnico-Raciais

Diretora da EMz Paulo Roberto Marinho expõe as experiências
da escola
Para divulgar a Mobilização Social pela Educação e contar as experiências vivenciadas no município, a representante da Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia, Leila Cardoso, e a diretora da Escola Municipalizada (EMz) Paulo Roberto Marinho, Giovanna Cartaxo, participaram da V Semana de Relações Étnico-Raciais, realizada nos dias 9, 10 e 11 de julho em Cabo Frio (RJ). O evento teve como objetivo discutir, entre outros assuntos, a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena nos ensinos Fundamental e Médio em todos os sistemas de ensino.

Na oportunidade, a diretora da EMz Paulo Roberto Marinho falou sobre o trabalho de Mobilização desenvolvido na escola, que se localiza em uma área quilombola de São Pedro da Aldeia.

Palestra sobre Bullying


Professores, pais de alunos e a equipe técnico-administrativa e de apoio da EMz José Guimarães, localizada no bairro Porto da Aldeia, formaram o público-alvo de palestra sobre bullying, conduzida pelo advogado Natalino Filho. A atividade, realizada na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, no dia 22 de junho, teve o intuito de esclarecer os participantes sobre o tema, aproximar as famílias da escola e combater a prática do bullying na instituição de ensino.

Semana da Educação Saudável

Pais de alunos participaram das atividades da Semana
da Educação Saudável na EMz José Guimarães
Com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável em todas as fases da vida, a EMz José Guimarães promoveu, de 11 a 15 de junho, a Semana da Alimentação Saudável na unidade de ensino.  A ação contribuiu, também, para incentivar a participação da comunidade na escola e para unir pais e educadores, uma vez que a atividade foi direcionada a pais e responsáveis, a alunos de Educação Infantil, das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à equipe administrativa e a representantes da sociedade em geral.

Caminhada pela Educação

 Faixa confeccionada pelos alunos para a
Caminhada pela Educação
No início do primeiro semestre de aulas, a EMz José Guimarães realizou caminhada pelas ruas da cidade com o intuito de sensibilizar a comunidade sobre a importância da interação família-escola para a melhoria da qualidade do ensino. Durante a ação, os alunos da unidade de ensino carregaram faixas e cartazes com dizeres alusivos à Mobilização Social pela Educação e os educadores conversaram com familiares e demais interessados sobre como contribuir mais com a educação em seu município.

Com informações de Evana Peres e Stela Macedo, mobilizadoras sociais pela Educação em São Pedro da Aldeia (RJ).

Nenhum comentário: