quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Interação família-escola-comunidade é apontada como fator de sucesso do Ideb

Clique na imagem para acessar o Ideb
O bom relacionamento entre pais e educadores e a participação da comunidade na rotina das escolas foram apontados em matérias da Agência Brasil, site da Empresa Brasileira de Comunicação, como fatores que contribuíram para a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, divulgado nesta terça-feira, 14 de agosto, pelo Ministério da Educação.


Nas três escolas públicas municipais com as notas mais altas no Ideb, além do incentivo à interação entre familiares e educadores, a baixa rotatividade no quadro de funcionários e aulas de reforço foram destacados como elementos em comum que colaboraram para o bom desempenho das instituições.

No Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Glauber Rocha, na zona norte do Rio de Janeiro, a avaliação dos professores e funcionários é que o resultado reflete os pilares do projeto pedagógico: "leitura, reforço e família". A escola, situada em um bairro com alguns dos piores índices socioeconômicos da capital fluminense, tem cerca de 550 estudantes da pré-escola ao 5º ano e conquistou nota 8,5 no Ideb.

O entrosamento da escola com a família, além da formação continuada dos professores, asseguraram o bom desempenho da Escola Municipal Carmélia Dramis Malaguti, de Itaú de Minas (MG), que tirou a nota mais alta no Ideb: 8,6.  O incentivo à leitura e a pouca troca de funcionários também são parte dessa receita de sucesso.

Empatada com a escola de Minas Gerais, a Escola Municipal Santa Rita de Cássia, de Foz do Iguaçu (PR), também colhe os frutos da aposta no atendimento individualizado e no envolvimento da família com o ambiente escolar. "Procuramos trazer os pais para dentro do espaço escolar, inclusive levando-os em passeios culturais com seus filhos, porque sabemos que a participação deles é fundamental", diz a diretora Shirlei Carvalho. A escola do Paraná investe, ainda, na valorização dos funcionários e em aulas de reforço que ajudam a corrigir deficiências no aprendizado dos alunos.

Leia mais no site da Agência Brasil: Ideb: escolas com notas altas contam a receita do sucesso

Cidades do interior têm melhor resultado

Acompanhado do presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa,      
do secretário de Educação Básica, César Callegari, e da
presidente da Undime, Cleuza Repulho, o ministro
Aloizio Mercadante explica os números do Ideb
(foto: Fabiana Carvalho)
Na lista dos municípios com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), as pequenas cidades lideram o ranking. Dos dez municípios com maior nota no Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, todos têm até 20 mil habitantes.

A presidenta da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, aponta que a rede menor é mais fácil de ser organizada. “Além disso, as redes municipais estão mais próximas da comunidade e o controle social é mais forte. Existe uma pressão sobre o gestor muito mais intensa [por uma educação de qualidade]”, explica.
Consulte os resultados do Ideb 2011 por unidade da Federação, municípios e escolas: http://ideb.inep.gov.br/resultado/
Saiba mais sobre os resultados do Ideb 2011 no portal do MEChttp://ideb.inep.gov.br/resultado/

Nenhum comentário: