terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mobilização Social pela Educação do MEC e Parceria Votorantim pela Educação alinham plano de trabalho

Equipes do PMSE/MEC e do Parceria Votorantim pela Educação.
Representantes do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC) e do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE) do Instituto Votorantim reuniram-se nesta segunda-feira, 13 de agosto, para realinhar as estratégias de trabalho direcionadas ao incentivo à interação família-escola-comunidade que vêm desenvolvendo em conjunto desde 2008. O encontro foi realizado nas dependências do MEC em Brasília.

Participaram da atividade o coordenador da Mobilização Social pela Educação do MEC, José Gilson Matias Barros, e os demais integrantes da equipe do PMSE, Otto Cavalcante Medina, Loide Medeiros Oliveira, Paulo Ronaldo dos Santos e Daniela Silva Pereira. O Parceria Votorantim pela Educação foi representado no encontro pela coordenadora das áreas de Educação, Trabalho e Via no Instituto Votorantim, Mariana Vieira de Souza Franco, além de Gisele Porto e Carolina Glycerio, respectivamente, coordenadora de Articulação e Mobilização Social e gestora de projeto, ambas da Comunidade Educativa (CEDAC).

PMSE

A equipe do PMSE/MEC expôs às representantes do Instituto Votoratim seus planos para reforçar as parcerias e ações referentes à interação família-escola-comunidade, com o objetivo de colaborar com as unidades de ensino no alcance das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Também apresentou os dados mais recentes sobre a evolução das ações da Mobilização Social pela Educação coordenadas pelo Ministério da Educação e desenvolvidas com a colaboração de voluntários e parceiros de diversos setores

Entre outros dados, o PMSE registra, até 2012, 2,65 milhões de cartilhas impressas e distribuídas pelo MEC e mais 5 milhões impressas e distribuídas  por parceiros (empresas, ONGs, conselhos), secretarias de Educação e escolas.

Mariana Franco, Gilson Matias, Gisele Porto,
Paulo Ronaldo e Carolina Glycerio

O Plano conta com mais de 50 parcerias com entidades de diversos segmentos sociais (instituições religiosas, empresas, fundações, ONGs, consultorias, Ministério Público, Undime).

As ações são organizadas em mais de 40 localidades por Comitês de Mobilização Social pela Educação. Mais de 4 mil lideranças locais e regionais mobilizam famílias, escolas e comunidade em centenas de municípios.


Em 2011, o PMSE alcançou a marca de 190 secretarias de educação parceiras, que promoveram oficinas, criaram ou participam de comitês de mobilização e implantaram a interação com as famílias e comunidades do entorno das escolas.

Em mais de 120 Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, realizadas de 2009 a 2012, foram capacitados mais de 6 mil voluntários e parceiros do PMSE. Eventos de lançamentos e apresentações sobre o PMSE também foram promovidos nesse período em 140 localidades.

Parceria Votorantim

Equipe do projeto Parceria Votorantim pela Educação
O Parceria Votorantim pela Educação é uma iniciativa que busca sensibilizar e mobilizar funcionários e comunidades dos municípios onde o Grupo Votorantim atua em torno da melhoria da qualidade da educação pública.

O projeto é desenvolvido em 29 municípios de 15 estados brasileiros. A mobilização do Parceria Votorantim pela Educação é organizada em duas frentes. Uma envolve a sociedade civil e os funcionários da Votorantim. A outra é direcionada aos gestores das escolas e dos sistemas e redes de ensino.

O PVE é trabalhado em quatro ciclos. O primeiro orienta o planejamento das atividades que os mobilizadores vão realizar ao longo do ano. O segundo estimula a discussão sobre o valor da educação e as políticas de acesso e permanência no ensino. O terceiro destaca a importância do conselho escolar e da participação nessa instância de cada segmento envolvido com a escola. No quarto ciclo, que em 2012 deverá ser promovido no mês de outubro, está prevista a realização de encontros municipais de Mobilização Social pela Educação, quando gestores e demais profissionais da educação, além de representantes das comunidades, serão convidados a discutir e propor soluções para a melhoria da qualidade da educação em suas localidades. 

Clique aqui para conferir o conteúdo da apresentação sobre o projeto Parceria Votorantim pela Educação.

Leia mais sobre o Parceria Votorantim pela Educação no blogeducacao:
http://www.blogeducacao.org.br/

 Fotos: Daniela Pereira

Nenhum comentário: