segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Universidade do Estado da Bahia cria grupo de pesquisa sobre Mobilização Social pela Educação

Com o objetivo de pesquisar como os recursos tecnológicos podem auxiliar nas ações de conscientização da comunidade em prol da melhoria da Educação, mobilizadores que atuam junto à Universidade do Estado da Bahia (UNEB) criaram o Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias, Inovações Pedagógicas e Mobilização Social pela Educação – TIPEMSE. Certificado pela UNEB e vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o grupo de pesquisa é o primeiro a ser instituído por uma universidade com foco na Mobilização Social pela Educação.

Para a mobilizadora e professora assistente da UNEB, Valnice Paiva, a criação do grupo representa um grande avanço nas ações de Mobilização promovidas em conjunto com a instituição. “Buscaremos vincular nossas ações na graduação e extensão, visando formar parcerias de diversas vertentes”, afirmou a professora.

A mobilizadora cita, ainda, exemplo de como o uso de tecnologias pode contribuir para alcançar mais públicos com a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. “Com a ajuda de alunos da graduação podemos produzir, entre outros, vídeos com massinha de modelar utilizando a técnica de stop motion, que poderão ser empregados como material de sensibilização e até como convites à comunidade”, explicou.

Os vídeos e demais materiais produzidos por meio do grupo de pesquisa TIPEMSE serão utilizados pelos mobilizadores da UNEB em eventos como os do projeto Caravana do Lazer, desenvolvido pela Superintendência de Desportos do Governo do Estado da Bahia (SUDESB). Saiba mais sobre o projeto.

Confira a página do grupo de pesquisa no portal do CNPq. 


Com informações da mobilizadora Valnice Paiva.

Nenhum comentário: