sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Campanha de incentivo à leitura marca Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação em BH

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Horizonte, que integra diversas instituições dos setores público, privado e sociedade civil, promoveu a campanha “Nunca esquecido, sempre lido!”, que procurou estimular a leitura com a distribuição de livros para usuários da linha de ônibus, na capital. A atividade foi realizada em comemoração ao Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação, instituído em 19 de setembro, conforme Lei Municipal n° 9.932, de 14 de junho de 2010. A data é uma homenagem ao aniversário do educador Paulo Freire.

O Comitê marcou presença na manhã do dia 19, na linha SC01 (circular da Avenida do Contorno). Neste dia, os usuários encontraram nas cadeiras alguns livros que foram doados por diversas instituições da cidade.  Os livros foram colocados nos assentos e alguns integrantes do Comitê permaneceram como observadores dentro do coletivo.


A mobilizadora Mara Evaristo conta que, durante o traslado, foi possível apreciar a reação de cada passageiro que pegava um livro. “Cada um se expressava de uma maneira. Uns pegavam o livro, folheavam e guardavam na mochila, na bolsa, outros teciam alguns comentários:

• ‘Hoje é dia da leitura, dia da educação e por isso estamos recebendo um livro de presente.’
• ‘Isso aqui é para incentivar a leitura, ah! Eu tenho tanta preguiça de ler...’
• ‘Mas a viagem é curta e não vai dar para ler tudo’... e do outro lado alguém respondia:
• ‘Você pode levar o livro para casa e depois de lê-lo é só passar pra outra pessoa ler.’
• ‘Vou levar esse livro para meu filho, ele adora ler esse tipo de livro.’

Não sobrou nenhum livro nos ônibus. Não foram esquecidos, nem desprezados, foram lidos e foram apreciados!”, relata a mobilizadora destacando, ainda, a frase do educador Paulo Freire: “É preciso que a leitura seja um ato de amor.”

A campanha “Nunca esquecido, sempre lido!” deve ser entendida como estratégia de sensibilização da sociedade, em especial das famílias, sobre a importância da leitura para o desenvolvimento individual e social. Assim como um momento de mobilização, de aprendizagem e de fortalecimento de parcerias na busca da educação de qualidade.

Com informações da mobilizadora social pela educação, Mara Evaristo, integrante do Núcleo de Relações Étnico-raciais e de Gênero da Gerência de Coordenação de Política Pedagógica e de Formação da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Nenhum comentário: