segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dias e Semanas de Mobilização Social pela Educação marcam o mês de setembro

Clique na imagem para ampliar o calendário
Em mais de quatro anos de atividades do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), a instituição em lei de Dias e Semanas de Mobilização Social pela Educação em diversas localidades brasileiras está entre as principais conquistas desse trabalho de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). E a maioria das comemorações alusivas ao tema é realizada em setembro, mês escolhido por vários municípios e pelo estado do Rio Grande do Norte em celebração ao aniversário do educador Paulo Freire, nascido no dia 19.

No próximo dia 19, portanto, educadores, gestores da Educação pública e parceiros do PMSE vão realizar uma série de atividades nos municípios de Belo Horizonte, em Minas Gerais; Capivari de Baixo, em Santa Catarina; Presidente Prudente, em São Paulo; e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, com a finalidade de estimular o envolvimento da sociedade e das famílias em ações que visem contribuir com a melhoria da qualidade da Educação pública. As abordagens do Dia de Mobilização Social pela Educação nesses municípios deverão destacar, ainda, a importância da participação da família na vida escolar dos filhos para a melhoria do aprendizado.

Ainda na semana em que incide o dia 19 de setembro, o município paulista de Pindamonhangaba e estado do Rio Grande do Norte vão comemorar a Semana de Mobilização Social pela Educação.

Com o tema “Educação: quando a família se envolve, o País se desenvolve”, membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba definem, em conjunto com gestores e demais educadores das redes públicas de ensino, além de parceiros do PMSE no município, os últimos preparativos para a agenda da Semana de Mobilização que será realizada de 15 a 22 de setembro. A programação inclui atividades de divulgação sobre a importância da interação família-escola-comunidade, homenagem a escolas, seus profissionais e representantes de instituições de ensino privadas que apoiam o PMSE na cidade e palestras aos pais de alunos em instituições religiosas.

No Rio Grande do Norte, a Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação contará com campanha veiculada na TV Assembleia Legislativa para anunciar a programação e incentivar os pais a acompanhar a vida escolar dos filhos. A abertura das atividades será no dia 17 de setembro. Estão previstas palestras, mesas de debate e exposições culturais feitas por alunos e educadores. O período de comemorações será marcado, ainda, pela ação direcionada aos municípios de todo o estado para que também proponham e aprovem projetos de lei que institucionalizem Dias ou Semanas de Mobilização Social pela Educação em suas localidades.

Nenhum comentário: