quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Interação família-escola-comunidade é priorizada por mobilizadores de Nova Mutum (MT)

Cerca de 600 pessoas participaram do Lançamento
do PMSE em Nova Mutum
Conscientizar familiares de alunos, educadores e comunidade sobre a importância do envolvimento de todos para a melhoria da qualidade da educação é o principal objetivo das ações que vem sendo desenvolvidas pelos voluntários de Nova Mutum (MT), desde a realização da Oficina de Formação de Mobilizadores, nos dias 1 e 2 de agosto. Além do evento de formação, no dia 31 de julho, foi promovido o Lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no município, que oficializou a adesão de Nova Mutum ao PMSE.

As exposições da Oficina de Formação foram conduzidas
pelo representante do MEC, Sérgio Maia
Durante a Oficina, a partir das informações recebidas – orientações sobre o PMSE, sugestões de práticas e dados da educação brasileira, entre outras – os mobilizadores elaboraram o Plano de Ação que vem sendo implementado no município. Representantes das secretarias municipais de Educação e de Saúde, lideranças religiosas, membros de conselhos escolares e profissionais da educação de todas as escolas da cidade participaram da Oficina e auxiliaram na definição das ações prioritárias listadas no Plano local.

De acordo com o representante do Ministério da Educação, Sérgio Benedito Maia, que conduziu as apresentações em ambos os eventos, a adesão dos mutuenses ao PMSE se deu de forma entusiasmada. “A percepção que se teve de um grupo seriamente comprometido com o conteúdo, que veio participar por acreditar na educação e na transformação da sociedade”, relatou o palestrante.

Divididos em grupos, os mobilizadores elaboraram o
Plano de Ação local
Confira abaixo as ações de mobilização da comunidade em prol da Educação destacadas como prioritárias no Plano de Ação de Nova Mutum:
  •  Estimular os filhos e as crianças da comunidade a participar de programas que usem as dependências da escola para atividades esportivas, artísticas e culturais voltadas à comunidade;
  • Conhecer e participar dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolar (Conselho Escolar);
  • Mobilizar a família para conhecer a realidade e a estrutura organizacional da escola;
  • Mapear e identificar todas as crianças e adolescentes que estão fora da escola e comunicar aos órgãos responsáveis;
  • Mapear e identificar os Jovens e Adultos ainda não alfabetizados incentivando-os a ingressarem e prosseguirem seus estudos;
  • Divulgar, acompanhar e avaliar as ações da Mobilização Social pela Educação;
  • Elaborar projeto de lei para instituir a semana da Mobilização Social;
  • Utilizar as diversas mídias: rádio, televisão, jornais, redes sociais para divulgação das ações desenvolvidas em Nova Mutum.
Acesse aqui relatório com mais informações sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores e o Lançamento do PMSE em Nova Mutum.

Nenhum comentário: