quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Rio Grande do Norte realiza II Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação

Educadores, famílias de alunos de escolas públicas, gestores, representantes de segmentos organizados e de órgãos públicos de áreas correlatas à educação vão participar, de 17 a 21 de setembro, da II Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte. “Para a educação melhorar, todos devem participar” é o tema da campanha que será divulgada no período. A programação inclui palestras sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), a Importância do voto, Gestão Democrática, o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC) e Educação em Direitos Humanos.

A abertura da II Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação potiguar será realizada na segunda-feira (17), a partir das 8:30 horas, no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), com participação do secretário-executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, que deverá proferir palestra sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). A atividade de abertura ainda contará com participação da secretária estadual de Educação do Rio Grande do Norte, Betânia Leite Ramalho, da deputada estadual, Gesane Marinho, do presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Roberto Monte e da representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação potiguar, Ione de Campos Freitas. 

A programação do dia 17 também contará com apresentação cultural dos alunos da Escola Estadual Nilton Braga. “Esses alunos são deficientes visuais e os escolhemos para a apresentação para incentivar a reflexão sobre a questão da inclusão”, explica a mobilizadora Ione Freitas. Na sequência, serão exibidas imagens que registram parte do histórico das ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas em Natal e na região metropolitana.

A agenda da terça-feira (18) será iniciada às 8 horas, com apresentação cultural dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep) que será realizada na Escola Estadual Varela Barca. No mesmo local, o juiz federal, Jailson Leandro de Sousa, vai proferir palestra sobre a Importância do voto. À tarde, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Éden Lemos, fará exposição, no Cenep, sobre Gestão Democrática nas escolas públicas.

Na manhã da quarta-feira (19), representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vão encaminhar minutas a gestores dos municípios em todo o estado orientando a elaboração de leis que institucionalizem a Mobilização Social pela Educação. No mesmo dia, o coordenador do PMSE no MEC, José Gilson Matias Barros, vai conduzir exposição sobre as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade que são estimuladas pelo Ministério da Educação em todo o País. A palestra será realizada no IFESP, às 9 horas, e contará com a presença da coordenadora pedagógica do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) de Natal, Cláudia Santa Rosa, da diretora do IFESP, Fátima Carrilho, da titular da 1ª Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Ana Alice Fernandes, e diretor da empresa Miranda Computação, Afrânio Miranda, mobilizador que apoia o PMSE em Natal.

Durante a semana, representantes da Escola Estadual Hegésippo Reis vão realizar apresentações teatrais de fantoches direcionadas aos pais de alunos, com a finalidade de demonstrar a importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos para a melhoria do aprendizado.

Nenhum comentário: