sexta-feira, 21 de setembro de 2012

RN: Semana de Mobilização incentiva colaboração da sociedade em prol da qualidade da educação

“Para educação melhorar, todos devem participar” foi tema da Semana de Mobilização

Abertura da Semana de Mobilização.
Foto: Heracles Dantas/O Jornal de Hoje
A programação da II Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte reuniu, de 17 a 21 de setembro, educadores, famílias de alunos de escolas públicas, gestores, representantes de segmentos organizados e de órgãos públicos de áreas correlatas à educação em uma série de atividades direcionadas a divulgar a importância da interação família-escola-comunidade. “Para a educação melhorar, todos devem participar” foi o tema da campanha divulgada no período. A agenda incluiu palestras sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC), a Importância do voto, Gestão Democrática e Educação em Direitos Humanos.

A abertura da II Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação potiguar foi realizada na segunda-feira (17), no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), com participação da deputada estadual, Gesane Marinho, do presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Roberto Monte e da representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação potiguar, Ione de Campos Freitas.
 
Gesane Marinho é autora da Lei n.º 9503 que institucionalizou a Semana e o Dia Estadual de Mobilização Social pela Educação no Rio Grande do Norte, estabelecidos para a semana em que incidir o dia 19 de setembro, em comemoração ao aniversário do educador Paulo Freire. Segundo Gesane, o interesse da família pela educação dos filhos é fundamental para o desenvolvimento da escola e o cumprimento dos deveres escolares. “A criação dessa lei foi dada a partir do chamado emitido pelo MEC, que considera a participação da família como um elemento fundamental para o desenvolvimento da educação. Pais mais presentes são um incentivo para as crianças continuarem estudando”, disse a deputada.

Na manhã da terça-feira (18), alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep) conduziram apresentação cultural na Escola Estadual Varela Barca. No mesmo local, o juiz federal, Jailson Leandro de Sousa, proferiu palestra sobre a Importância do voto. Na tarde do mesmo dia, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Éden Lemos, fez exposição, no Cenep, sobre Gestão Democrática nas escolas públicas. 

Na manhã da quarta-feira (19), representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte encaminharam minutas a gestores dos municípios em todo o estado orientando a elaboração de leis que institucionalizem a Mobilização Social pela Educação.

Apresentação cultural dos alunos da Escola Hegésippo Reis
Ainda na manhã da quarta-feira, em atividade simultânea no IFESP, alunos da Escola Estadual Hegésippo Reis abriram a programação do dia, com apresentação de poesia autoral. Na sequência, o coordenador do PMSE/MEC, José Gilson Matias Barros, e o consultor do PMSE/MEC, Sérgio Maia, falaram sobre as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade que têm sido estimuladas pelo Ministério da Educação em todo o País. A técnica pedagógica da I Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (DIRED/SEEC), Anete Nogueira, também apresentou e conduziu debate sobre o vídeo-documentário em homenagem a Paulo Freire. As atividades foram acompanhadas pela coordenadora pedagógica do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) de Natal, Cláudia Santa Rosa, pela diretora do IFESP, Fátima Carrilho, e pela mobilizadora Ione Freitas.

Vera Cruz

Reunião na Câmara de Vereadores de Vera Cruz
Na tarde do dia 19, os representantes do MEC atenderem ao convite da secretária municipal de Educação de Vera Cruz, Fátima Viegas, para divulgar o PMSE em reunião na Câmara de Vereadores da cidade, localizada na região metropolitana de Natal (RN). O encontro contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar e da Federação de Bandeirantes do Brasil, professores, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e membros do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) que é desenvolvido pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte.

Os 60 participantes da atividade acompanharam a exposição dos representantes do PROERD sobre a importância da colaboração das famílias para a formação escolar e cidadão dos filhos e para as ações de prevenção às drogas direcionadas aos jovens. 

Grupo que deverá formar o Comitê de Mobilização de Vera Cruz
Como resultado da palestra dos representantes do MEC sobre o PMSE, os participantes da reunião deliberaram pela formação de um grupo de mobilizadores que vai conduzir a formação do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Vera Cruz. Esse grupo de trabalho inicial foi formado por integrantes dos segmentos presentes à reunião, além de representantes das famílias de alunos das escolas municipais.

Para integrar o Comitê de Mobilização, o grupo programa convidar lideranças religiosas e, para os próximos meses, deve organizar uma Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação.

Leia mais:
Rio Grande do Norte realiza II Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação

Nenhum comentário: