terça-feira, 25 de setembro de 2012

Semana de Mobilização no RN: Municípios da região do Seridó fortalecem interação família-escola

Participantes da Semana de Mobilização do Seridó
A interação entre famílias, educadores, alunos e representantes de diversos segmentos sociais da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, foi fortalecida durante a Semana de Mobilização Social pela Educação promovida nos municípios de Caicó, Currais Novos, Jucurutu, Jardim do Seridó, Equador, Santana do Seridó, Parelhas, Acari, Cruzeta e Florânia. As atividades referentes à Semana de Mobilização – desenvolvidas de 17 a 21 de setembro, além de divulgação do tema nos desfiles de 7 de setembro nas cidades – contaram com o apoio das secretarias municipais de Educação e das Diretorias Regionais de Educação (DIREDs).

No último dia do evento, 21 de setembro, os mobilizadores se reuniram para avaliar os resultados da Semana e para divulgá-los nas mídias locais. De acordo com o mobilizador Geraldo Soares Wanderley, coordenador do Projeto Educar para Promover uma Cultura de Paz, as ações da Semana de Mobilização contribuíram para reforçar a atuação dos grupos de voluntários nas cidades do Seridó. “A semana foi bastante dinâmica, com muita participação e fortalecimento dos comitês”, afirmou Wanderley.

Entre as ações da Semana, receberam destaque reuniões com a participação de representantes dos Conselhos Municipais de Educação e conselheiros escolares de todas as escolas estaduais e municipais das 10 cidades participantes, bem como de membros dos Conselhos de Assistência Social, Saúde, Direito e Tutelar. Realizados no dia 20 de setembro, os encontros tiveram como objetivo conhecer como os conselhos vêm atuando e, a partir daí, estabelecer estratégias em consonância com o Plano de Mobilização Social pela Educação.

Com o intuito de mobilizar a comunidade no combate à evasão escolar e de ressaltar a importância do envolvimento dos pais e responsáveis no cotidiano escolar dos alunos, familiares, profissionais da Educação, representantes de órgãos públicos e de organizações não governamentais foram o foco das ações dos mobilizadores do Seridó nos dias 18 e 19 de setembro. Reuniões ampliadas nas escolas e visitas às famílias de alunos com problemas de frequência são exemplos das estratégias que foram adotadas pelos voluntários para alcançar esses públicos.

Solenidade de Abertura da Semana de Mobilização no Seridó
O desafio de incluir comunidades tradicionais, como quilombolas e ciganos, nas atividades de Mobilização Social pela Educação foi o tema escolhido pelos mobilizadores para dar início aos debates propostos pela Semana, no dia 17 de setembro. Além de profissionais da Educação, representantes de outras áreas, como Saúde e Assistência Social, participaram da discussão, que reuniu cerca de 100 pessoas.


Com informações de Geraldo Soares Wanderley e de Ana Etelvina Araújo, mobilizadores na região do Seridó – RN.

Nenhum comentário: