segunda-feira, 29 de outubro de 2012

29 de outubro: Dia Nacional do Livro


Imagem: Nana Sievers - fonte: site Educar para Crescer
“Um livro é como uma janela. Quem não o lê, é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma pequena parte da paisagem”. A frase do escritor libanês Kahlil Gibran destaca como o homenageado do dia, o livro, é importante para ampliar horizontes. Comemorado no dia 29 de outubro, o Dia Nacional do Livro tem como objetivo salientar o papel da leitura não só na formação estudantil, mas também durante toda a vida.

“Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral”, informa o site Educar para Crescer. O blog do Instituto Ecofuturo, por sua vez, traz dicas interessantes sobre como incentivar o hábito da leitura ainda na infância: 12 passos para que seus filhos se tornem bons leitores.


Para que serve a literatura?

Entre as diversas formas de leitura disponíveis, a leitura de literatura se destaca como uma das melhores formas de despertar a imaginação e a criatividade de crianças e adultos. Na publicação “Para que serve a literatura?”, elaborada pelo Instituto Ecofuturo, educadores e pesquisadores contam o que descobriram e desenvolveram a partir de sua área de estudo e atuação, e também em sua vida pessoal, com relação ao papel dos livros de literatura em suas vidas. Confira aqui o material. 

Histórico

Instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional. Inicialmente chamada Real Biblioteca no Brasil, ela começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, entre outros, trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808. A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, sendo considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo. (Fonte: IBGE Teen)

Um comentário:

Felix disse...

E importante ressaltar que quanto mais cedo os pais iniciarem o processo de leitura em casa, mel or o aproveitamento da crianca quando comecar a ir para a escola.
Tenho 3 filhos e tive essa experiencia ,introduzi os livros a eles ainda quando bebes, aos 4 comecam a soletrar e aos 5 anos de idade ja comecam a ler.
E fantastico e prazeroso, eles aprendem brincando,gracas as livros.
Com muito orgulho

Gracas aos livros