segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Vencedora de Concurso de Redação dos Correios destaca apoio da família à sua formação

Joyce Lima Moreno, estudante vencedora da etapa nacional
do 41º Concurso Internacional de Cartas
“Meus pais sempre me incentivaram a estudar”, afirmou Joyce Lima Moreno, vencedora da etapa nacional do 41º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. A adolescente de 13 anos, que é de Pojuca, cidade a 100 quilômetros de Salvador (BA), concorreu com 2.684 estudantes de até 15 anos de 1.499 escolas públicas e particulares de todo o País.

Além de vencer a etapa nacional, a aluna da 7ª série do Ensino Fundamental da Escola Maria Carvalho recebeu uma das cinco menções especiais concedidas pelo júri da etapa internacional do concurso. Participaram da competição cerca de um milhão de crianças de 55 países.

De família humilde, filha de uma servente e de um gari, a história da estudante é prova de que o investimento dos pais na educação dos filhos traz bons resultados. “Esses pais realmente apostaram na educação como forma de modificar destinos, de romper paradigmas e proporcionar uma herança farta de possibilidades a seus filhos”, ponderou Patrícia Pierre Vidal, funcionária dos Correios que atuou na organização do Concurso.

Em entrevista ao Jornal Hoje, da Rede Globo (vídeo abaixo), a mãe de Joyce, Josilene Moreno, deu exemplos de como tem acompanhado o cotidiano escolar da menina. “Brincadeiras só depois de fazer as tarefas, computador só com horário marcado. Eu procuro cobrar deles porque os estudos são muito importantes, é através deles que ela vai conquistar alguma coisa na vida, no futuro”, relatou Josilene.

O tema da edição de 2012 do concurso foi “Escreva uma carta a um atleta ou a uma personalidade esportiva que admira para lhe dizer o que significam os Jogos Olímpicos para você”. Joyce escreveu para o ex-maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. Na carta, a estudante compara a vida de todos os brasileiros a uma maratona e destaca a felicidade de atingir objetivos, assim como os atletas que vencem competições. Joyce relata, ainda, que sua maratona é conseguir realizar seu sonho de cursar uma faculdade.

Como premiação por ter obtido a 1ª colocação na fase nacional, Joyce recebeu uma televisão LED 32 polegadas, troféu e certificado. A escola que frequenta recebeu os mesmos prêmios.

Representante da equipe da Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (MEC) participou da comissão julgadora da etapa nacional do Concurso de Redação. A comissão foi composta, ainda, por representantes dos Correios, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Universidade de Brasília (UnB), além de servidores dos ministérios das Comunicações e dos Esportes. 

Leia aqui a carta de Joyce Moreno.

Confira a reportagem do Jornal Hoje sobre a conquista da estudante:



Com informações do Blog dos Correios.

Nenhum comentário: