sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Jornal Escolar, para Educar e Mobilizar

Jornal dos Alunos da Escola Municipal
José Dias Bicalho - Santana do Paraíso (MG)
A comunicação é um elemento fundamental na mobilização das famílias e das comunidades pelo envolvimento em ações em busca de melhorias para a Educação. O jornal escolar é um recurso que pode contribuir com esse processo, na veiculação de mensagens motivadoras e que podem ser produzidas pelas próprias crianças e pelos adolescentes atendidos na unidade de ensino. 

Pesquisas realizadas em São Paulo (2011) e Roraima, no Ceará e na Paraíba (2012) confirmam que 58,3% dos professores avaliam como muito boa a “Contribuição do jornal para as famílias conhecerem e acompanharem o trabalho da escola”. Outra parcela de educadores, 32,7%, considera essa contribuição como satisfatória. Dos alunos entrevistados, 84,2% declaram que suas famílias gostam bastante/muito do jornal escolar. 


Em parceria com o Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação, a organização educativa sem fins lucrativos Comunicação e Cultura (www.jornalescolar.org.br), que atua nesta área desde 1995, oferece orientação a mobilizadores e educadores para a elaboração do jornal escolar através dos seguintes recursos: 
  • Guias, sequências didáticas e planos de aula para a escola produzir o jornal junto com os alunos, em atividade de classe ou extra-classe, no seu ritmo e conforme seu próprio planejamento; 
  • Aconselhamento para captação de patrocinadores e Certificado Amigo do Jornal para os mesmos.
Nenhuma formalização é necessária para receber esse apoio. A escola pode utilizar alguns recursos oferecidos, outros não, a seu critério. 

Membros de Comitês de Mobilização Social pela Educação e educadores interessados receber mais informações sobre como produzir o Jornal Escolar podem solicitá-las pelo e-mail participe@jornalescolar.org.br ou participar de uma das conferências programada através da internet, nos dias e hora indicados abaixo:


Webconferência                            Link (só abre no dia e hora indicado)

Terça–feira, 23 de outubro, 19 h                http://my.webconf.me/join/2666098/vezf8862XO

Quarta-feira, 24 de outubro, 12:30 h          http://my.webconf.me/join/2666198/ikyx4976PR
 

Segunda-feira, 29 de outubro, 8 h              http://my.webconf.me/join/2666298/szlb7184XI

Nenhum comentário: