quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Universidade do Estado da Bahia aposta na união entre lazer e educação para mobilizar famílias

Mobilizadora Valnice Paiva e alunos do curso de capacitação
divulgam a cartilha da Mobilização antes do UNEB Parque,
em 12 de outubro. (Foto: Divulgação - site da UNEB)
Voluntários que atuam junto à Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vão realizar, de 30 de outubro a 1º de novembro, Formação para Mobilizadores Sociais pelo Lazer e Educação. O objetivo é mostrar aos mobilizadores que é possível unir ações de lazer à conscientização da comunidade sobre a importância do acompanhamento, por parte dos pais, do cotidiano estudantil.

Após a formação, os mobilizadores capacitados – chamados de “agentes voluntários pelo lazer e educação” – terão a oportunidade de colocar em prática as orientações recebidas. No dia 3 de novembro, a comunidade do Bairro da Paz, em Salvador, vai participar do “Dia de Lazer” promovido pela instituição de ensino superior. Durante o evento, enquanto as crianças participam de jogos e brincadeiras diversos, seus pais vão assistir a apresentações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e receber informações sobre como podem contribuir para a melhoria do desempenho escolar de seus filhos.

As atividades do Dia de Lazer no Bairro da Paz vão contar com a presença do coordenador da Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (MEC), José Gilson Matias Barros. A previsão dos organizadores é de que cerca de duas mil pessoas, entre pais e crianças, vão participar do evento, e de que serão formados, no mínimo, 60 agentes de lazer e educação.

A mobilizadora e professora assistente da UNEB, Valnice Paiva, explica que, a partir da capacitação, a expectativa é que os agentes capacitados passem a promover eventos que conjuguem lazer e Educação em suas comunidades, bem como a buscar o apoio de órgãos estaduais nessas ações. “A proposta é que os agentes assumam o lazer em suas comunidades. Algumas secretarias do estado, como a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), além da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB) e a UNEB, podem dar suporte para a continuidade dessas atividades”, afirmou a mobilizadora.

Valnice ressaltou, ainda, o apoio do Programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado da Bahia. Assim como o Bairro da Paz, os mobilizadores da UNEB esperam alcançar outras áreas de vulnerabilidade social atendidas pelo Programa, onde se encontram instaladas Bases Comunitárias de Segurança (BCS).

UNEB Parque – Dia das Crianças

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado da Bahia, em parceria com o Caravana do Lazer, projeto vinculado à Superintendência Estadual dos Desportos (Sudesb), realizou, no dia 12 de outubro, a edição de 2012 do UNEB Parque. Anterior ao evento, também foi realizada capacitação de agentes comunitários de educação e lazer, entre os dias 9 e 11.

“O UNEB Parque contribui para uma melhor qualidade de vida, educação, bem-estar e integração social, além de potencializar discussões sobre a Mobilização Social pela Educação”, destaca a professora da UNEB Valnice Paiva, coordenadora da ação.

Como preparação para o UNEB Parque, estudantes do curso de capacitação distribuíram em comunidades vizinhas ao campus mais de dois mil exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. De acordo com Valnice Paiva, a distribuição do material serviu não só para conscientizar a comunidade e divulgar o evento, mas também “para coletar alguns dados e assim conhecer um pouco mais sobre as áreas de lazer do bairro. Assim poderemos pensar novas formas de lazer, que é um importante instrumento de educação”.

Durante a atividade de conscientização, os futuros agentes comunitários receberam a visita do reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, que elogiou a iniciativa: “Esta é mais uma ação que demonstra a preocupação social da nossa universidade. Todos vocês serão agentes capazes de melhorar a vida do nosso povo e, principalmente, das nossas crianças”.

Leia mais sobre as ações do UNEB Parque no site da universidade:

UNEB Parque 2012: estudantes divulgam evento em bairros vizinhos ao Campus I


Com informações de Valnice Paiva, mobilizadora social pela Educação e professora da UNEB.

Nenhum comentário: