segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação recebe novas experiências

Mobilização foi divulgada na Caminhada das
Famílias, em Bauru (SP), em agosto de 2012.
Novos conteúdos e relatos sobre experiências exitosas de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas por voluntários e parceiros do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC) vão compor, a partir desta segunda-feira, 05 de novembro, o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação. A atualização desse sistema de busca, que é hospedado no site da Mobilização Social pela Educação, vai permitir o acesso ao histórico de iniciativas promovidas individualmente ou em grupo com o objetivo de envolver a sociedade e as famílias em ações que visem à melhoria da qualidade da educação.

Passados quatro anos desde o lançamento do PMSE pelo Ministério da Educação (MEC), em maio de 2008, a evolução das experiências referentes à Mobilização Social pela Educação nesse período tornou necessário o levantamento pertinente aos caminhos percorridos, às estratégias e instrumentos adotados, aos desafios e às conquistas registrados nas localidades brasileiras que se destacaram na implementação de planos de ação direcionados a aumentar a participação das famílias na trajetória de estudos dos filhos e, do mesmo, voltados a ampliar a colaboração dos setores organizados e do poder público na busca pelo ensino público com qualidade.


Por meio da atualização do Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação, a equipe do PMSE busca facilitar aos voluntários e parceiros dessa ação coordenada pelo MEC o acesso a conteúdos que possam orientar o planejamento, a continuidade e o fortalecimento das ações de estímulo à interação família-escola-comunidade.

Novidades do Banco de Práticas

Membros de Comitês de Mobilização Social pela Educação, representantes de instituições religiosas, de entidades do terceiro setor e do segmento empresarial, além de titulares e técnicos de secretarias de educação e dos profissionais que atuam nas escolas, entre outros voluntários, continuam protagonistas das experiências que alimentam o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação em 2012.

Uma das novidades desse sistema de busca, entretanto, é o registro das experiências por município, tendo em vista o trabalho articulado e a atuação em instâncias comuns por parte desses atores em cada localidade.

Outra inovação no relato de cada experiência é a sistematização de informações pontuais como a população do município; a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2005 a 2011; o contato da liderança local do PMSE; os parceiros do município envolvidos na Mobilização Social pela Educação; as estratégias empregadas; os instrumentos adotados; os desafios enfrentados; os resultados alcançados; e as perspectivas de cada localidade para a continuidade das ações de incentivo à interação família-escola-comunidade.

Boas práticas de Mobilização Social pela Educação em Bauru

Por ordem alfabética, a primeira experiência a compor a atualização do Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação é a desenvolvida no município paulista de Bauru.

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru desenvolve um leque diverso de ações de incentivo à interação família-escola-comunidade, por meio do estabelecimento de parcerias com organizações não governamentais (ONGs), a Pastoral da Educação e outras instituições religiosas; da realização de ações de mobilização em escolas e em entidades sociais; da formação de professores, diretores e coordenadores pedagógicos; da promoção de debates sobre temas educacionais; de interação com o Conselho Municipal de Educação; de apoio ao fortalecimento dos Conselhos Escolares; e da divulgação das ações do PMSE na mídia.

"Um dos pioneiros da mobilização, o Comitê de Bauru tem mostrado constância e persistência nas ações. Parece ser bem ativo, com uma boa diversidade de ações. Representantes da Secretaria de Educação não estão entre os integrantes mais presentes, o que dá uma característica diferenciada em relação aos demais comitês com práticas relatadas no banco", pondera a sistematizadora do levantamento e dos relatos sobre as experiências que compõem o banco, Joana Borges Buarque de Gusmão.

"Interessantes as estratégias de procurar as escolas diagnosticadas com maiores necessidades para o desenvolvimento de ações de mobilização, assim como o trabalho realizado junto a entidades sociais", completou Joana.

Acesse aqui a experiência de Bauru que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos desse relato podem te auxiliar na replicação dessa prática de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.

Nenhum comentário: