quarta-feira, 7 de novembro de 2012

BH: boas práticas de Mobilização aumentam participação das famílias no estudo dos filhos

Dia de Mobilização/2010 em Venda Nova/BH
O aumento da colaboração das famílias com a rotina de estudos dos filhos e da participação delas nas atividades promovidas pelas unidades de ensino são algumas das conquistas apontadas pelos mobilizadores sociais pela educação da capital mineira, Belo Horizonte, como resultado das ações de incentivo à interação família-escola-comunidade desenvolvidas na cidade nos últimos anos. O caminho percorrido por esses mobilizadores para alcance dessas e de outras conquistas e que teve como foco a melhoria da qualidade do ensino oferecido na rede municipal de ensino pode ser conferido no segundo relato divulgado no Banco de Boas Práticas de Mobilização Social pela Educação.

O relato sobre as experiências de Belo Horizonte é o segundo a compor a atualização iniciada neste mês de novembro do Banco de Boas Práticas Mobilização Social pela Educação, sistema de busca disponibilizado no site  http://mse.mec.gov.br/. O primeiro reuniu informações de experiências sobre o mesmo tema desenvolvidas no município paulista de Bauru. 


Segundo os mobilizadores belorizontinos, o incentivo à aproximação entre as famílias, os educadores e a comunidade ampliou a presença e a representatividade de pais e mães em iniciativas pontuais como a elaboração dos regimentos escolares das unidades de ensino municipais e em eventos como as Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“As famílias são mais conscientes em relação ao seu direito de participar da vida escolar dos filhos”, afirma a mobilizadora e coordenadora do Núcleo de Relações Étnicos Raciais da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Mara Catarina Evaristo.

Boas práticas em BH

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Belo Horizonte realiza Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação; promove debates sobre temas educacionais; organiza a comemoração anual do Dia Municipal da Mobilização Social pela Educação; realiza projetos de incentivo à leitura em família e ações de mobilização em escolas da rede municipal, na ONG Missão Paz, na organização Assprom, na rede do Child Fund Brasil e em cursos da Escola do Legislativo; divulga a mobilização na mídia, em eventos e ocasiões diversos como em cursos universitários; promove ações de forma integrada com os Programas Família Escola e Cidade Educadora, da Secretaria Municipal de Educação; e dissemina a mobilização em outros municípios.

Acesse aqui a experiência de Belo Horizonte que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos desse relato podem te auxiliar na replicação dessa prática de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.

Nenhum comentário: