sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Consórcio CCPR-Repar estimula Mobilização Social pela Educação em Araucária (PR)

Apresentação da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus
filhos em escola pública de Araucária, na volta às aulas em 2012
O investimento na criação de condições para a continuidade das ações de Mobilização Social pela Educação em Araucária, no Paraná, mesmo após a finalização da obra conduzida pelo Consórcio CCPR-Repar – formado pelas empresas Camargo Corrêa e Promom Engenharia - é fator de destaque na experiência de incentivo à Interação família-escola-comunidade desenvolvida no município pelo consórcio. O relato sobre essa experiência também integra o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação

Por meio do incentivo ao prosseguimento das ações, o consórcio tem como objetivo deixar um legado para o município, no sentido de que a sociedade local e as famílias dos alunos continuem sendo estimuladas a colaborar com as iniciativas direcionadas à melhoria da qualidade da educação pública e do sucesso escolar dos estudantes.  Para isso, o consórcio deverá acompanhar a implementação local do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) por aproximadamente um ano após a finalização da obra.

As ações de mobilização social pela educação desenvolvidas em Araucária têm envolvido funcionários do próprio consórcio e representantes da comunidade. No ambiente interno do consórcio, são realizadas atividades de sensibilização dos colaboradores em relação ao valor da educação e de conscientização dos pais sobre a importância de acompanharem a vida escolar dos filhos. Na comunidade, são articulados atores chaves para o fortalecimento do PMSE.

Entre os principais resultados dessas ações apontados pelos mobilizadores de Araucária estão a articulação e o comprometimento de parceiros com a continuidade do PMSE no município, por meio da assinatura da Carta de Compromisso pela Qualidade da Educação em Araucária, e a mudança de postura, por parte dos mobilizadores e dos representantes da comunidade envolvidos com o PMSE, em relação à educação e à participação coletiva no processo de melhoria da qualidade do ensino.

Acesse aqui o relato sobre Araucária que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos dessa experiência podem te auxiliar na replicação dessas atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.

Nenhum comentário: