sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Lideranças religiosas protagonizam boas práticas de Mobilização em Barueri e Osasco (SP)

Mobilização é divulgada em reunião de pais na
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nomura, em Barueri (SP)
Com o apoio da Pastoral da Educação da Diocese de Osasco, o Comitê de Mobilização Social pela Educação que atua na região metropolitana de São Paulo (SP), em especial em Barueri e Osasco, tem realizado diversas ações com o objetivo de promover a interação entre família, escola e comunidade. As atividades desenvolvidas pelas lideranças religiosas que compõem o Comitê são o tema da publicação de hoje no Banco de Práticas da Mobilização Social pela Educação, hospedado no site da Mobilização (http://mse.mec.gov.br). 

Entre as estratégias adotadas pelo Comitê para mobilizar a comunidade dos 12 municípios que fazem parte da Diocese de Osasco, estão encontros de formação de mobilizadores sociais pela Educação direcionados a públicos diversos; inserção da temática da Mobilização em eventos da Igreja Católica, como encontros de casais e catequese; e divulgação da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos durante missas. Destaca-se, também, a parceria firmada entre mobilizadores e agentes comunitários de saúde, que vêm disseminando a mensagem da cartilha em bairros da periferia de Osasco.

Durante a compilação das boas práticas de Mobilização promovidas em Barueri e Osasco para publicação no Banco de Práticas, Joana Borges Buarque de Gusmão, responsável pela sistematização das experiências, entrevistou as mobilizadoras Heloísa Cordeiro e Vera Lúcia Lopes, voluntárias da Pastoral da Educação, para coletar mais detalhes sobre as atividades e seus resultados.  “As mobilizadoras relataram que as famílias, em geral, ficam surpresas e admiradas com a preocupação do Ministério da Educação (MEC) com a qualidade da Educação, traduzida pelo Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). As ações do plano sâo, portanto, uma das maneiras do Ministério chegar diretamente na população”, informou a sistematizadora.

Acesse aqui o relato das boas práticas de Mobilização Social pela Educação na região de Barueri e Osasco (SP).

Nenhum comentário: