quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Parcerias com empresas fortalecem Mobilização Social pela Educação em Santana do Paraíso (MG)

Aula de reforço da EE Albertino Ferreira Drumond
em sala disponibilizada pelo Instituto Lumar
Com o intuito de sensibilizar a comunidade sobre a importância da interação família-escola, mobilizadores sociais pela Educação do município de Santana do Paraíso, localizado na região do Vale do Aço em Minas Gerais, têm recebido o apoio de empresas locais, como a Intercement, que pertence ao grupo Camargo Corrêa, e do Instituto Lumar, mantido pela Lumar Metalúrgica. Exemplos da atuação em conjunto com o Instituto puderam ser verificados, durante o mês de outubro, por meio de ações nas escolas e divulgação do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) em eventos.

No dia 30 de outubro, representantes do Instituto Lumar conversaram com pais de alunos sobre os benefícios da participação das famílias no cotidiano estudantil durante o seminário “O Futuro Sustentável e o Equilíbrio do Desenvolvimento”, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Sistema FIEMG, em Coronel Fabriciano (MG). Nas rodas de diálogo sobre o tema “O que eu posso fazer para mudar o futuro”, os mobilizadores da Lumar falaram aos pais sobre a importância de conhecer a escola e os professores e de se envolver efetivamente na trajetória escolar dos filhos.

O Instituto Lumar também ofereceu apoio à Escola Estadual Albertino Ferreira Drumond, disponibilizando duas salas da instituição para que a unidade de ensino pudesse ministrar aulas de reforço a cerca de 80 adolescentes que cursam o primeiro ano do Ensino Médio. “A escola estava com baixo índice de aprendizagem entre os alunos do primeiro ano do Ensino Médio e precisava de duas salas de aula com quadro e cadeiras para dar aulas de reforço aos alunos. Ciente de seu papel social na comunidade, o Instituto emprestou seu espaço físico”, relatou a mobilizadora Josélia Climene Rodrigues Moreira, educadora social do Instituto Lumar.

Contracheque da Lumar Metalúrgica com mensagem
de incentivo à interação família-escola
Além dessas ações, para conscientizar os funcionários da metalúrgica, o Instituto inseriu no contracheque dos 460 trabalhadores da empresa a mensagem “Pais, vocês têm acompanhado a vida escolar de seus filhos?”. “São ações pequenas, mas acredito estar trabalhando para a melhoria da Educação em minha região”, afirmou Josélia.


Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Santana do Paraíso 

Gestores e professores de escolas públicas, conselheiros tutelares, membros de associações de bairro, representantes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), da Defesa Civil e do Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC), bem como profissionais e parceiros da Intercement, do Instituto Camargo Corrêa e do Instituto Lumar, participaram, nos dias 11 e 12 de setembro, da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação promovida em Santana do Paraíso.  Além de mobilizadores paraisenses, a atividade contou com a participação de representantes dos municípios mineiros de Ipatinga, Periquito, Belo Oriente, Ipaba e Coronel Fabriciano.

Participantes da Oficina realizada no auditório da Intercement,
em Santana do Paraíso
Realizada no auditório da Intercement – Fábrica de Cimento Cauê, a Oficina foi articulada a partir de parceria entre voluntários do Instituto Camargo Corrêa e mobilizadores de municípios vizinhos, como Periquito e Belo Oriente. A formação contou com exposições conduzidas por Sérgio Maia, representante do Ministério da Educação (MEC), que apresentou as orientações do PMSE e sugeriu estratégias de ação para os mobilizadores locais.

Acesse aqui o relatório completo da Oficina em Santana do Paraíso.

Com informações de Josélia Climene Rodrigues Moreira, mobilizadora em Santana do Paraíso (MG).

Nenhum comentário: