terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Agenda do SESI-RN destaca boas práticas de incentivo à interação família-escola

Exposição da cartilha da mobilização a educadores de
Pedro Avelino (RN), durante edição do Projeto
Criança 2000, em junho de 2012.
A inclusão do incentivo à Interação família-escola-comunidade na pauta de trabalho da unidade do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (Sesi/RN) é destaque na Mobilização Social pela Educação implementada no estado, por representantes da entidade, nos últimos dois anos. O relato sobre essa iniciativa pode ser conferido no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.
 
Entre as ações sobre o tema promovidas por representantes do Sesi/RN está a abordagem, junto às famílias envolvidas no Projeto Criança 2000, a respeito da importância da participação na vida escolar dos filhos. Durante as edições do projeto que são realizadas em municípios de todo o estado, os representantes do Sesi/RN distribuem aos pais e às mães de alunos de escolas públicas exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolas dos seus filhos e dialogam com esse público a respeito da mensagem divulgada na publicação.
“A introdução dessa atividade na pauta do Sesi/RN evidencia como é possível a celebração de parcerias com instituições diversas utilizando estruturas já existentes, sem a necessidade de criar projetos específicos ou novas ações”, pondera a sistematizadora do levantamento sobre as experiências que compõem o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação, Joana Buarque Gusmão, ressaltando um dos ensinamentos que a prática do Sesi no estado potiguar pode oferecer a mobilizadores de outras localidades.
 
Os voluntários do Sesi/RN também participam do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte, apoiando as ações realizadas pelo grupo, e realizam  palestras para gestores e técnicos de secretarias municipais de educação.
 
Entre os números que demonstram resultados dessa parceria, os mobilizadores do Sesi/RN destacam a realização de ações de mobilização social pela educação em 19 municípios do Rio Grande do Norte, com envolvimento de um público estimado em mais de duas mil pessoas (1.627 pais ou responsáveis e 417 professores).
 
O gestor da área de Responsabilidade Social do Sesi/RN, Marcelo Dantas observa que os resultados alcançados são potencialmente melhores quando há comprometimento do secretário municipal de Educação do município visitado com a divulgação da mobilização.

Acesse aqui o relato sobre o Sesi/RN que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos dessa experiência podem te auxiliar na replicação dessas atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.

Nenhum comentário: