quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Conselheiros tutelares lideram boas práticas de mobilização social pela educação em Tabira (PE)

Alunos de Enfermagem da Escola Padre Luís Floridi, em Tabira,
conhecem a cartilha da Mobilização, em março de 2012.
A iniciativa dos conselheiros tutelares de Tabira, em Pernambuco, de conduzir o desenvolvimento do Plano de Mobilização pela Educação (PMSE) no município é o principal destaque das práticas de incentivo à Interação família-escola-comunidade registradas nessa localidade, nos últimos dois anos. A experiência de Tabira direcionada a envolver a sociedade e as famílias em ações que visam à melhoria da qualidade da educação também está exposta no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.

Entre os principais resultados desse trabalho, o conselheiro tutelar e mobilizador em Tabira, Ailson Alves de Souza, aponta o aumento do interesse das famílias em participar da vida escolar dos filhos.

“O compromisso assumido pelos conselheiros tutelares de Tabira quando atenderam ao chamado do Ministério da Educação para se tornarem parceiros do PMSE evidencia como a mobilização pode ser conduzida por atores diversos. Essas lideranças abraçaram a mobilização e demonstram ser bem atuantes”, reflete a sistematizadora do levantamento sobre as experiências que compõem o Banco de Práticas, Joana Buarque Gusmão.
Após a realização da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Tabira, o incentivo local à interação família-escola-comunidade ganhou reforço da Secretaria Municipal de Educação, que fortaleceu a interação com os mobilizadores.

A mobilização social pela educação em Tabira inclui a disseminação da mobilização em municípios vizinhos; a realização de ações de mobilização em conselhos municipais, escolas, igrejas e eventos diversos; a visitação de famílias de alunos evadidos; a divulgação da mobilização nas comemorações do 7 de setembro realizada pelas escolas ; e o estabelecimento de parcerias com empresas.
 
Acesse aqui o relato sobre Tabira que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos dessa experiência podem te auxiliar na replicação dessas atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade em seu município.

Nenhum comentário: