quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Lorena (SP) desenvolve projeto para aproximar familiares e educadores

Reunião do projeto Escola de Pais na EM Francisco
Cândido Xavier, em Lorena
Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da interação família-escola na busca de educação de qualidade, as escolas da rede municipal de ensino de Lorena (SP) têm desenvolvido o projeto “Escola de Pais”, que conta com uma série de encontros envolvendo familiares e educadores. As ações do projeto, que vêm sendo realizadas desde 2008 sob a coordenação da professora Maria Bezerra Siqueira, já alcançaram as 40 escolas municipais da cidade, que atendem cerca de onze mil alunos.

“A aproximação entre escola e família recupera a singularidade do aluno, visto em seu contexto mais amplo. Quando a escola aprimora sua compreensão e conhecimento sobre seus alunos, sua capacidade de comunicação e adequação de estratégias didáticas aumenta, bem como as chances de um trabalho bem sucedido”, ponderou a coordenadora do Escola de Pais.
 
Profa. Maria Bezerra (à direita) fala aos pais de alunos
da EM Leda Maria Bilard de Carvalho
Em 2012, unidades de ensino estaduais também passaram a solicitar as palestras e encontros promovidos pelo projeto, e a Escola Estadual Miquelina Cartolano foi pioneira nesse processo. Na rede municipal, neste ano receberam atividades do Escola de Pais os centros de Educação Infantil (CMEI) Francisco Cândido Xavier e Professor Ângelo Prudente de Aquino e as escolas Maria Bilard de Carvalho, Conde Moreira e Santa Edwiges.

Com base nas experiências do projeto, a professora Maria Bezerra pretende lançar, em 2013, o livro Família e Escola: parceria promissora. O material deverá ser publicado pela editora Letra do Vale, de Taubaté (SP).

Nenhum comentário: