quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Núcleo da Polícia Comunitária de Pindamonhangaba (SP) adere à Mobilização Social pela Educação

1ª reunião do Grupo de Trabalho Escola-Educação do
Núcleo da Polícia Comunitária de Pindamonhangaba
Com o intuito de ampliar as parcerias dos mobilizadores locais e unir forças para a realização de ações de incentivo à interação família-escola-comunidade, foi promovida, no dia 3 de dezembro, a 1ª reunião do Grupo de Trabalho Escola-Educação do Núcleo da Polícia Comunitária de Pindamonhangaba, em São Paulo. Entre as pautas do encontro, realizado no auditório da Polícia Militar da cidade paulista, esteve o planejamento de atividades e a definição de estratégias para 2013.

A reunião contou com a participação de professoras da rede pública, de representantes da Associação Amigos do Bairro do Pasin, da Universidade Anhanguera e do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac Pinda), entre outros. Estiveram presentes, ainda, a mobilizadora Doris Bertolino, coordenadora do Grupo de Trabalho, que também representa a igreja Assembleia de Deus Ministério Belém, e o Capitão Paulo Cavalheiro, comandante da Companhia Territorial da Polícia Militar.

Durante o encontro, os participantes discutiram estratégias para envolver diversos setores na mobilização da comunidade em prol da Educação, como professores, gestores escolares, comerciantes locais, lideranças religiosas e conselhos escolares. s voluntários apresentaram as principais expectativas e dificuldades para o desenvolvimento de ações de incentivo à interação entre família, escola e comunidade. Problemas de desestrutura familiar, falta de interesse do aluno e dos pais, indisciplina, bullying, falta de professores e sobrecarga dos profissionais da Educação foram alguns dos desafios apontados pelos mobilizadores.

Mobilizadores discutiram estratégias de atuação
Como forma de buscar soluções para os entraves, foram propostas tarefas para os integrantes do Grupo de Trabalho da Polícia Comunitária de Pinda. Até a próxima reunião – agendada para o dia 7 de janeiro de 2013 – os educadores e representantes dos bairros em que esse grupo atua devem listar as dificuldades vivenciadas dentro e fora da escola e as respectivas sugestões de como lidar com elas. Conhecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das unidades de ensino e envolver outros membros de associações de bairro também foram recomendações feitas aos voluntários.

“Após o recebimento do material, vamos organizar um quadro que será apresentado na reunião do dia 7 de janeiro, quando iniciaremos as discussões das melhores estratégias de ação e decidir como, por onde e com que parceiros vamos implementar as ações para alcançar as soluções apresentadas”, afirmou Doris Bertolino, coordenadora do grupo.

Com informações de Doris Cardoso Prudente Bertolino, mobilizadora social pela Educação em Pindamonhangaba (SP).

Nenhum comentário: