terça-feira, 11 de dezembro de 2012

PVE: Capão Bonito (SP) e Conceição da Barra (ES) realizam Encontro de Mobilização pela Educação

Crianças fazem apresentação em Conceição da Barra.
Crédito: Ane Teixeira
Como parte das ações de 2012, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE), parceiro do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE), sugeriu aos municípios participantes a realização do Encontro de Mobilização pela Educação. Algumas cidades já realizaram o evento, que serviu como encerramento de todas as ações do PVE neste ano.

Nos municípios de Capão Bonito (SP) e Conceição da Barra (ES), o encontro aconteceu na última semana de novembro – nos dias 24 e 30, respectivamente. E, para a surpresa dos mobilizadores, conseguiu reunir muitos envolvidos no projeto. “O encontro superou minha expectativa, porque, além da participação de toda a comunidade escolar (gestores, alunos e professores), muita gente da comunidade externa também participou”, comentou Ane Teixeira, mobilizadora de Conceição da Barra. Passaram pelo evento cerca de 500 pessoas, entre elas, autoridades (o prefeito, a secretária de Educação e o secretário de Meio Ambiente), colaboradores da Fibria (empresa do Grupo Votorantim), representantes e alunos de escolas municipais de educação infantil, de ensino fundamental e de escolas estaduais.

Para ela, essa mobilização é o resultado das ações realizadas em 2012. “O projeto contribuiu bastante para a cidade. Percebemos que as ações que foram feitas geraram algum fruto. O PVE na região foi muito bem acolhido”, disse.

A parceria com o poder público foi importante para o sucesso das ações. “Se não fosse a atuação da Secretaria de Educação, provavelmente, o evento não teria tido esse sucesso que teve. Eles abraçaram a causa, foram muito empenhados”, contou Ane.

Durante o encontro, os alunos vencedores do Concurso Tempos de Escola receberam seus prêmios. “Achamos que a premiação, no evento, daria mais visibilidade ao concurso do que se fôssemos de escola em escola. As crianças e os adolescentes que ganharam ficaram muito empolgados. Acredito que isso seja um incentivo para que, no próximo ano, outros alunos possam participar. O concurso é a grande ferramenta que temos no projeto para mobilizar a comunidade escolar”, declarou. Em Conceição da Barra, foram inscritas 345 redações.

Capão Bonito

Em Capão Bonito, o mobilizador Israel Batista Gabriel se sente orgulhoso do trabalho realizado e acredita que o Encontro de Mobilização pela Educação fechou as ações do ano com chave de ouro. “Conseguimos fazer um encontro de mobilização inédito no município. Aconteceram outros eventos com essa proposta na região, mas nunca com o tema específico de Educação”, disse.

O mobilizador dividiu as atividades em duas partes: manhã e tarde. “A parte da manhã foi contemplada com apresentações de resultados. Falamos do Parceria, dos ciclos e das mudanças geradas para a cidade durante o ano. Apresentamos também as dificuldades de cada etapa, e como podemos melhorar para o ano que vem”, disse.

A premiação do Concurso Tempos de Escola também aconteceu pela manhã, homenageando os alunos ganhadores. Como parte da atividade, foi apresentado aos presentes o Mapa dos Sonhos, um material desenvolvido com base nas 600 redações inscritas no concurso. “Foi feito um levantamento para saber quais pontos em comum tinham as redações.  O que foi escrito pelos alunos como sonho de uma escola ideal vai virar um documento para a Secretaria de Educação de Capão Bonito e servirá de apoio para o poder público buscar uma melhora na qualidade do ensino em 2013”, explicou o mobilizador.

À tarde, o grupo de mobilizadores montou uma roda de conversa para trocar experiências. “Os temas trabalhados foram a importância dos conselhos escolares e a relação escola-comunidade. Durante a conversa, surgiram muitas propostas de melhoria. Inclusive, a secretaria se propôs a levar os temas e possíveis soluções para análise do poder público”, afirmou.

Em 2013, Israel acredita que as ações serão continuadas. “Acredito que, no próximo ano, teremos um grupo ainda mais forte e engajado para trabalhar as ações do projeto no município.” Entretanto, o mobilizador sabe das dificuldades. “O processo de mobilização é lento, as pessoas vão se engajando aos poucos. A maior dificuldade é manter a motivação do grupo. Mas, pelos bons resultados deste ano, acho que vamos crescer cada vez mais”, completou.

Por Luana Costa / Blog Educação

Nenhum comentário: