terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Belford Roxo (RJ) divulga balanço das ações de Mobilização Social pela Educação em 2012


Mobilizadores de Belford Roxo (RJ) divulgaram a mensagem
da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos em 2012
O Setor de Mobilização Social pela Educação da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo (RJ) realizou, durante todo o ano de 2012, uma série de ações com o objetivo de aproximar famílias, escolas e comunidade.  Desenvolvidas em conjunto com o Conselho Escolar local, as atividades tiveram como principal foco as unidades de ensino da rede pública da cidade fluminense. 

Por meio de palestras sobre a importância da interação família-escola e distribuição de exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, os mobilizadores buscaram, ao longo do ano, conscientizar pais e educadores sobre os benefícios da participação das famílias no cotidiano escolar. Entre as unidades de ensino que receberam as ações do Setor, estão as escolas municipais Waldemiro Pereira, Tenente Mozart e Maria Sindra Soares, bem como o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) municipalizado Constantino Reis.

“Como entendemos que a participação das famílias no acompanhamento da educação dos filhos é algo urgente e enriquecedor para a educação pública como um todo, e sobretudo  para Belford Roxo, procuramos atender as escolas que convidaram o Setor para explanações e grupos de estudos”, afirma o relatório das atividades de 2012 dos mobilizadores belford-roxenses. 

Outro destaque da atuação do Setor de Mobilização no ano passado foi a participação de representantes do grupo em eventos sobre conselhos escolares, como o IV Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar, realizado pelo Ministério da Educação em Brasília em maio; o II Fórum do Conselho Escolar da Baixada Fluminense, promovido em julho; e o I Encontro dos Conselhos Escolares do Estado de São Paulo, em fevereiro. Os mobilizadores de Belford Roxo também participaram, mensalmente, das reuniões do Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE) do Estado do Rio de Janeiro, bem como das reuniões mensais do Comitê de Mobilização Estadual (Comitê Rio).

Além de realizar exposições sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) em seu próprio município, os integrantes do Setor de Mobilização e do Conselho Escolar de Belford Roxo também buscaram disseminar o PMSE em outros municípios fluminenses, como Macaé, Japeri, Magé e Nilópolis. Neste último, os mobilizadores atuaram junto à Câmara de Vereadores, onde divulgaram a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, com o apoio da Secretaria de Educação nilopolitana.

Por estarem lotados dentro da Secretaria Municipal de Educação, os mobilizadores belford-roxenses também procuram atuar em conjunto com outros programas de apoio à Educação no município, como Mais Educação e Escola Aberta. Como resultado da atuação do Setor de Mobilização, o Plano de Ações Articuladas de Belford Roxo inclui entre suas estratégias o incentivo à interação família-escola-comunidade. 

Acesse aqui o relatório completo das ações dos mobilizadores de Belford Roxo em 2012.

Nenhum comentário: