quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Diversidade de ações é destaque das boas práticas de Mobilização em Governador Nunes Freire (MA)


Em visitas às familias, mobilizadores afixam cartazes com
orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos
seus filhos
Entre as experiências divulgadas no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação, disponibilizado no site http://mse.mec.gov.br/, a atuação dos mobilizadores em Governador Nunes Freire, no Maranhão, se destaca pela variedade de parcerias e atividades. Para aproximar família, escola e comunidade, visitas às residências de famílias de alunos, realização de oficinas de formação de mobilizadores e instalação de comitês de Mobilização nas escolas são algumas das principais estratégias empregadas pelos voluntários locais.

Lideradas pela Secretaria Municipal de Educação de Governador Nunes Freire, as ações de mobilização da comunidade local contam com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social, da Promotoria de Justiça, do Conselho Municipal da Educação e do Conselho Tutelar, além de envolver lideranças religiosas, profissionais da educação e comerciantes. 
 
Apresentação da Mobilização a pais de alunos em
Governador Nunes Freire
Em entrevista à sistematizadora do Banco de Práticas, Joana Borges Buarque de Gusmão, a então secretária de Educação e hoje vereadora de Nunes Freire, Ulenira Batista Ribeiro da Silva, destacou que as boas práticas de incentivo à interação família-escola têm colaborado com a redução das taxas de evasão e distorção idade série e o aumento da porcentagem de crianças alfabetizadas no 1º ano do Ensino Fundamental nas escolas da cidade. A secretária afirmou, ainda, que a mobilização é uma catalisadora que facilita o trabalho de maneira geral: gera mais participação, cobrança e comprometimento dos vários atores educacionais (professores, diretores, funcionários, pais), aumentando o sentimento de pertença à escola e a responsabilidade com a educação das crianças e adolescentes.

Clique aqui e confira com mais detalhes a experiência de Governador Nunes Freire que integra o Banco de Práticas da Mobilização Social pela Educação.

Nenhum comentário: