quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Juiz de Direito promove Mobilização Social pela Educação em Bento Gonçalves (RS)

O juiz Rudolf Carlos Reitz, ao centro, durante o VI
Encontro Nacional de Lideranças do PMSE
Por meio de sua rotina de atividades, o juiz de Direito em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Rudolf Carlos Reitz, tem buscado colaborar com a melhoria da qualidade da educação e com a garantia do direito de aprender em sua região de atuação. O magistrado tem promovido uma série de ações de incentivo à participação das famílias na vida escolar dos filhos, de estímulo ao envolvimento da sociedade em iniciativas que contribuam com a melhoria do ensino e de acompanhamento das ações direcionadas pelo poder público à Educação.

Titular da 2ª Vara Criminal e do Juizado da Infância e Juventude de Bento Gonçalves, Rudolf Carlos Reitz participou do VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação, evento realizado em Brasília, de 06 a 08 de dezembro de 2012, por iniciativa do Ministério da Educação (MEC), com o apoio dos institutos Votorantim e Camargo Corrêa.

A interação proporcionada em razão do evento, entre o juiz e a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do MEC, tornou possível o compartilhamento de informações referentes às atividades desenvolvidas pelo magistrado em Bento Gonçalves e que devem facilitar a criação do Comitê local de Mobilização Social pela Educação. “Venho conversando e fazendo reuniões com representantes de alguns segmentos como conselheiros tutelares, diretoras de escolas e empresários. O diálogo será ampliado, ainda, a líderes das associações de bairros e de segmentos religiosos, além das reuniões dos Conselhos Escolares, por meio de exposições sobre a importância da educação e de se fortalecer as escolas públicas. Estes contatos têm por objetivo criar um ambiente propício para a instalação do Comitê em 2013”, explica Rudolf Reitz.

O juiz também pretende realizar, em parceria com a equipe do PMSE/MEC, uma Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Bento Gonçalves. O evento será aberto à participação de gestores da Educação e lideranças sociais de municípios da região e deverá ocorrer no segundo semestre de 2013. Até lá, Rudolf Reitz deverá iniciar um diálogo sobre o tema com os novos titulares do Executivo municipal de Bento Gonçalves que tomaram posse nesse início de ano.
Ainda em 2013, Rudolf Reitz dará continuidade à cobrança feita ainda em 2012 ao Governo do Estado, com base na Lei de Acesso à Informação, referente à existência de projetos para construção de ginásios nas escolas, tendo em vista a importância do esporte no desenvolvimento físico e social dos jovens.

“Continua firme a intenção de atuar em prol da educação, em especial para o fortalecimento e apoio às escolas públicas, pois muitas delas, principalmente as estaduais, atualmente estão em situação preocupante”, revela Rudolf Reitz. Em maio de 2012, ele elaborou e encaminhou às diretoras de todas as escolas públicas de sua comarca um questionário para tomar conhecimento sobre a realidade das estruturas físicas e de funcionamento das unidades de ensino. Com base nas respostas, o magistrado deu início a uma série de ações pertinentes às carências apontadas pelas gestoras.

Como uma das maiores reclamações das diretoras das escolas foi relativa à segurança, o juiz fez contato com o Comando local da Polícia Militar para solicitar a continuidade do serviço de patrulha escolar. Tendo em vista a informação do Comando sobre o número insuficiente de viaturas, Rudolf Reitz solicitou, então, ao Juizado Especial Criminal, que recebe valores de prestações pecuniárias em processos criminais, a destinação de verba para a compra de uma viatura. Após aquisição, o veículo será entregue à Polícia Militar e destinado, especificamente, à patrulha escolar. “Essa patrulha atuará nas várias escolas, atendendo a chamados das diretoras, verificando o entorno das escolas, afugentando elementos em atitude suspeita, especialmente traficantes. Busca-se, assim, dar um clima de maior segurança nas escolas e em seu entorno. Penso que é um absurdo deixar que traficantes e outros elementos mal intencionados ‘tomem conta’ do entorno das escolas. Isso vem em detrimento do ensino. Somente uma patrulha talvez não resolva todos os problemas, mas ajuda a dar um clima de maior segurança e resgatar a ideia de que a escola é um lugar de respeito”, pondera o juiz

Também a pedido das diretoras das escolas, o Rudolf Reitz programou para 2013 um cronograma de palestras direcionadas aos pais e às mães dos alunos, com os objetivos de ressaltar a responsabilidade e de motivar a colaboração das famílias na trajetória de estudos dos filhos. As exposições serão realizadas por um professor que é sociólogo, músico e atrai grande atenção dos jovens alunos e seus pais, por meio das palestras-shows que conduz com uso de violão e outros recursos. “Vamos proporcionar em 2013 duas palestras-shows para cada escola estadual da cidade, uma direcionada aos alunos e outra aos pais, visando resgatar valores e despertar o interesse pela educação. Por minha solicitação, as despesas com esse projeto serão integralmente custeadas com recursos do juizado especial criminal. As escolas não terão despesa. Estou contando, ainda, com o apoio da Associação Educare de Bento Gonçalves que deverá organizar o projeto”, explica o juiz.

Foto: A partir da esquerda, o coordenador do PMSE/MEC, José Gilson Matia Barros; as mobilizadoras de Coronel Pilar (RS), Solange Lazzari, e de Pindamonhangaba (SP), Doris Bertolino; e o integrante da equipe do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos.

Nenhum comentário: