sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Mobilizadores de Araucária (PR) elaboram plano de ações para 2013

Reunião do Comitê de Mobilização Social pela
Educação Araucária em 08/01/2013
Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Araucária, no Paraná, estiveram reunidos no dia 08 de janeiro para avaliar os resultados das atividades de incentivo à Interação família-escola-comunidade promovidas no município em 2012 e estabelecer as metas sobre o mesmo tema para 2013.

A partir do período de preparação para a volta às aulas, os integrantes do Comitê de Mobilização de Araucária vão retornar aos locais visitados em 2012 para verificar o impacto das ações empreendidas em cada localidade. Ainda nesse cronograma de visitas, vão dar continuidade ao trabalho de estímulo à aproximação entre famílias e educadores, de incentivo à colaboração dos pais na trajetória de estudos dos filhos e de envolvimento da sociedade em iniciativas que visem contribuir com a garantia do direito de aprender.


Os mobilizadores de Araucária também programam realizar, ao longo de 2013, avaliações periódicas do trabalho a ser desenvolvido na cidade, no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC). Para o fortalecimento dessas ações, que têm como objetivo colaborar com a melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas do município, o grupo planeja integrar ao Comitê local de Mobilização Social pela Educação, representantes de segmentos organizados, lideranças sociais e religiosas, além de gestores da educação pública.

Em 2012, integrantes do Comitê de Mobilização de Araucária visitaram 15 Unidades Educacionais Municipais, três Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e quatro localidades onde são desenvolvidas ações sociais no município. O grupo também realizou, em parceria com MEC, uma Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação.

O resultado dessas ações pôde ser compartilhado durante a participação do grupo no VI Encontro Nacional de Lideranças da Mobilização Social pela Educação, realizado em Brasília, em dezembro de 2012.

Ainda em 2012, o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Araucária recebeu da Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (FANEESP), sediada no município, menção honrosa pelas atividades referentes ao PMSE promovidas durante a Ação Social realizada pela instituição de ensino, no mês de setembro, no Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns! Comitê de Araucária mobiliza muito!