quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pindamonhangaba (SP) programa ações de incentivo à interação família-escola para 2013

Reunião do GT-Educação do Núcleo de Polícia Comunitária
de Pindamonhangaba, em 07/01/2013
A conscientização das famílias a respeito da importância da participação na vida escolar dos filhos e o incentivo ao envolvimento da sociedade em ações que possam colaborar com a melhoria da qualidade do ensino contam com importante reforço no município paulista de Pindamonhangaba, por meio das contribuições oferecidas a essas atividades pelo Grupo de Trabalho (GT)-Educação do Núcleo da Polícia Comunitária da cidade. Vinculado à Polícia Militar, o grupo esteve reunido no dia 07 de janeiro para planejar as iniciativas no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) que serão desenvolvidas no município em 2013.

A reunião contou com a participação de mobilizadores sociais pela educação que atuam no município, como a professora, representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém e também coordenadora o GT-Educação, Doris Cardoso Prudente Bertolino, e as professoras Aparecida Célia dos Santos, Lucimara Simões da Silva, Maria Aparecida de Oliveira e Patrícia Carvalho. Também esteve presente ao encontro a representante da Coordenação de Convênios da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente (CMDCA), Eliana Wolff.

Entre outros temas tratados durante a reunião, os mobilizadores foram orientados a realizar um levantamento, por escola, sobre os problemas enfrentados por essas unidades de ensino e que têm comprometido a melhoria da qualidade do ensino. A pesquisa vai compor um dossiê com informações específicas de cada unidade para facilitar a elaboração do plano de trabalho dos mobilizadores para 2013, com vistas a colaborar com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Pindamonhangaba.

Mesmo antes do levantamento individual, os participantes da reunião fizeram alguns apontamentos e reflexões sobre as dificuldades registradas pelas comunidades escolares de modo geral. O envolvimento, cada vez mais cedo, de garotas estudantes com meninos usuários de drogas ou aliciados pelo tráfico; a carência das escolas em relação à estrutura física adequada às necessidades dos alunos de inclusão, principalmente os cadeirantes; e o modelo tradicional de montagem das reuniões direcionadas aos pais, com prioridade para reclamações por parte dos educadores em relação aos alunos, sem espaço para que as famílias façam suas colocações, foram alguns desses desafios listados e que devem orientar o apoio dos mobilizadores às unidades de ensino, em 2013.

Como forma de auxiliar as comunidades escolares na solução desses e de outros problemas, o coordenador da Associação Pindamonhangabense de Amor Exigente (Apamex), Fernando Antunes Lima, que também é mobilizador social pela educação, propôs ações direcionadas aos locais de frequência comum das famílias de alunos, como as igrejas e as próprias escolas. Assim, o GT-Educação e os mobilizadores devem promover, nessas localidades, rodas de conversas ou palestras para pais, estudantes, professores e gestores escolares, com a finalidade de orientá-los em relação à prevenção e ao enfrentamento ao uso de drogas, além reforçar a divulgação sobre os locais que oferecem ajuda referente ao tema. 

GT-Educação 

O GT-Educação, em conjunto com os GTs Comércio e Bairro, são os três Grupos de Trabalho formados para auxiliar o Núcleo de Polícia Comunitária de Pindamonhangaba na discussão de temas pertinentes à Segurança Pública do município. Formados por representantes da sociedade, de órgãos públicos e da própria Polícia Militar, esses grupos reúnem-se periodicamente para buscar, em conjunto, soluções para os problemas de insegurança enfrentados pela comunidade local.

Como resultado de uma das deliberações da reunião do dia 07 de janeiro, os integrantes do GT-Educação e do Núcleo de Polícia Comunitária serão apresentado à nova secretária Municipal de Educação de Pindamonhangaba, professora Elizabeth Cursino Rodrigues, em audiência agendada para o dia 22 de janeiro, às 9 horas.

Nenhum comentário: