terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Parcerias garantem boas práticas de mobilização social pela educação em Presidente Prudente

Comitê de Presidente Prudente divulga Mobilização Social pela
Educação no desfile de aniversário da cidade, em setembro de 2012.
A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Presidente Prudente, em São Paulo, tem fortalecido as experiências desenvolvidas na cidade com o objetivo de promover a interação família-escola-comunidade. As estratégias adotadas para o desenvolvimento dessas atividades e os desafios enfrentados pelos mobilizadores e educadores envolvidos nesse trabalho podem ser conferidos no relato sobre o município que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.

Com as finalidades de ampliar a colaboração das famílias na trajetória de estudos dos filhos e de envolver a sociedade em ações que visem à melhoria da qualidade da educação pública, os mobilizadores de Presidente Prudente buscaram a parceria de representantes de segmentos organizados, do Ministério Público e demais setores do poder público de áreas correlatas à Educação para colocar em prática um intenso calendário de atividades pertinentes à Mobilização Social pela Educação.

O município conta com uma equipe de mobilizadores que, em conjunto com profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação, incentivam as relações entre escola e família; desenvolvem ações de mobilização em eventos diversos na comunidade e nas unidades escolares; formam educadores para interagir com as famílias; capacitam agentes comunitários de saúde para orientarem as famílias quanto à participação na vida escolar dos filhos; e realizam eventos como o Dia da Mobilização Social pela Educação e o encontro de famílias e educadores.

“As ações de Mobilização Social pela Educação em Presidente Prudente são bem estruturadas, demonstrando planejamento e acompanhamento das ações. A constituição da equipe de assistentes sociais é um ponto forte na promoção da interação escola-família-comunidade e na construção de uma rede de proteção integral às crianças e aos adolescentes, visto a articulação com outras secretarias municipais e organizações não governamentais. Destaque também para a participação do Ministério Público, por meio da presença do promotor de justiça como palestrante em eventos e em reuniões nas escolas. A capacitação dos agentes comunitários de saúde é outro ponto promissor, pois torna possível a chegada das mensagens da mobilização em cada residência acompanhada”, aponta a sistematizadora das informações reunidas no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação, Joana Borges Buarque de Gusmão, sobre a experiência de Presidente Prudente.

Acesse aqui o relato sobre Presidente Prudente que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos do município podem auxiliar na replicação dessas experiências de incentivo à interação família-escola-comunidade em sua localidade.

Nenhum comentário: