sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Polícia Militar de Campos do Jordão (SP) vai promover a interação família-escola em 2013

Reunião entre policiais militares e mobilizadores sociais
pela educação  de Campos do Jordão e Pindamonhangaba (S
O incentivo à interação família-escola e à colaboração da sociedade para a melhoria da qualidade da Educação pública contará com importante apoio, em 2013, na cidade paulista de Campos do Jordão. As atividades sobre o tema serão iniciadas e lideradas pela Polícia Militar (PM) local que programa reativar seu Núcleo de Polícia Comunitária. A novidade foi anunciada no dia 20 de dezembro, em reunião entre representantes da corporação e mobilizadores da cidade vizinha, Pindamonhangaba.

A mobilizadora de Pindamonhangaba, Doris Cardoso Prudente Bertolino, relata que recebeu convite da PM de Campos do Jordão para que pudesse contar como as ações no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC) têm sido desenvolvidas em seu município, nos últimos quatro anos, também em parceria com o Núcleo de Polícia Comunitária pindamonhangabense.

E para que essas práticas de estímulo à participação das famílias na vida escolar dos filhos e de incentivo ao envolvimento da sociedade na busca pela melhoria da qualidade da Educação possam ser replicadas em Campos de Jordão, mobilizadores e policiais de ambos os municípios decidiram promover o encontro do dia 20 para a troca de experiências.

Como representantes de Pindamonhangaba, participaram da reunião o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, capitão Paulo Henrique Lourusso Cavalheiro; o cabo da PM, João de Godoy Filho; e os demais mobilizadores, a professora Doris Bertolino; a psicóloga e professora, Flávia Barreto de Andrade Ribeiro; e os representantes dos Grupos de Trabalho (GT) da Educação e do Comércio no Núcleo de Polícia Comunitária, Douglas Torres Louza e Fernando Lima.

Campos do Jordão, por sua vez, foi representado na reunião pelo 1º tenente da PM, Anderson Barbosa Casado; os gestores escolares, Ariete Biagioni Januzzi Silva, Gerson Victorino de Souza e Benedito Mariano dos Santos; e os vereadores eleitos, Luciano Soares Honório e Luis Ricardo Castelfranchi.

O capitão Cavalheiro abriu as exposições da reunião falando sobre o início das atividades do Núcleo de Polícia Comunitária de Pindamonhagaba, sua proposta de atuação e alguns resultados obtidos nos seus dois anos de existência.

Na sequência, a mobilizadora Doris Bertolino apresentou aos participantes da reunião os membros do GT da Educação no Núcleo de Polícia Comunitária de seu município, além dos representantes do movimento de Mobilização Social pela Educação. Ela ressaltou a importância da atuação em conjunto dessas instâncias e a necessidade da formação de redes de mobilizadores que possam atual em prol da melhoria da qualidade da educação pública.

Doris Bertolino também pontuou as principais conquistas do PMSE em Pindamonhangaba e em todo o País, desde o lançamento desse projeto pelo MEC, em 2008. Lembrou, ainda, que o PMSE tem inspirado a replicação de experiências semelhantes em outros países.

A mobilizadora indicou, do mesmo modo, que os participantes da reunião tomassem como referência para elaborar o plano de trabalho que será desenvolvido em Campos do Jordão as orientações contidas no site http://mse.mec.gov.br/index.php e no blog http://familiaeducadora.blogspot.com.br/.

O coordenador da Associação Pindamonhangabense de Amor Exigente (Apamex), Fernando Antunes Lima, falou sobre sua atuação no GT Educação do Núcleo de Polícia Comunitária de Pindamonhangaba, destacando as atividades realizadas pela equipe da Apamex em escolas de seu município, com abordagens pertinentes à prevenção às drogas.

Douglas Torres Louza, membro do GT Comércio do Núcleo de Polícia Comunitária de Pindamonhangaba, avaliou que o trabalho em conjunto com a Mobilização Social pela Educação em seu município tem resultado em melhorias no que diz respeito à segurança nas áreas comerciais de sua cidade.

O vereador Luciano Honório manifestou-se impressionado com a sincronia de atuação entre o Núcleo de Polícia Comunitária Pindamonhangaba e os mobilizadores sociais pela educação. Como um dos idealizadores da reunião, programou para o início de 2013 novos encontros entre os representantes das duas cidades, de modo que os voluntários de Campos do Jordão possam receber orientações aprofundadas para o desenvolvimento do PMSE em seu município.

Nenhum comentário: