quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bataguassu (MS) incentiva compromisso dos pais com a educação dos filhos

Lançamento do Plano de Mobilização Social da Educação e
divulgação do Comitê de Mobilização de Bataguassu. Abril de 2010.
Estimular os pais a assinarem um termo de compromisso se responsabilizando em acompanhar a trajetória de estudos dos filhos é uma das estratégias adotadas por unidades de ensino municipais de Bataguassu, em Mato Grosso do Sul, em busca de ampliar a colaboração das famílias no processo de aprendizagem de crianças e jovens. A parceria com programas e órgãos públicos que lidam com a defesa do direito de aprender é outro destaque entre as experiências de incentivo à Interação família-escola-comunidade lideradas pela Secretaria Municipal de Educação da cidade sul-mato-grossense.

O registro sobre o conjunto dessas experiências pode ser conferido no Banco de Boas Práticas de Mobilização Social pela Educação. Segundo a sistematizadora dos relatos que compõem o banco, Joana Borges Buarque Gusmão, “percebe-se no município de Bataguassu uma grande força de vontade em fazer acontecer a mobilização social pela educação. As ações desenvolvidas demonstram potencial em sensibilizar as famílias para a importância da participação na vida escolar dos filhos”. 

Entre as atividades sobre o tema promovidas pela SME de Bataguassu constam a criação do Comitê de Mobilização e a realização de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. A Secretaria também promoveu eventos como a Semana da Mobilização, cuja programação envolveu encontros de pais e educadores, palestras e trocas de experiências entre os profissionais das escolas.

Acesse aqui o relato sobre Bataguassu (MS) que compõe o Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação e veja quais ensinamentos do município podem auxiliar na replicação dessas experiências de incentivo à interação família-escola-comunidade em sua localidade.

Nenhum comentário: