quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Projeto Pedagogia Comunitária estimula interação família-escola em Praia Grande (SP)


Voluntários e pedagogas comunitárias participaram
de Oficina de Formação de Mobilizadores
em Praia Grande (SP)
Estão disponíveis para consulta no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação as experiências conduzidas em Praia Grande (SP) com o intuito de aproximar famílias, educadores e comunidade. Lideradas pelo projeto Pedagogia Comunitária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, as boas práticas de Mobilização da cidade paulista apresentam "grandes possibilidades de replicação em outras localidades brasileiras", como destaca a sistematizadora das práticas que compõem o Banco, Joana Borges Buarque Gusmão.

Implementado desde 2005, o Pedagogia Comunitária tem como objetivo manter em cada escola da rede municipal um profissional responsável pela conscientização das famílias sobre a importância de seu envolvimento na rotina escolar. Como resultado das ações do projeto, a chefe da Divisão de Ação Comunitária da Secretaria Municipal de Educação, Valkiria Medeiros do Nascimento Oliveira, aponta significativo aumento da participação das famílias nos estudos dos alunos.

Logotipo do projeto
Pedagogia Comunitária
Para apoiar as atividades do projeto e de outros mobilizadores locais, a Secretaria Municipal de Educação de Praia Grande tem investido na produção de materiais com mensagens de incentivo à interação família-escola-comunidade, como a cartilha Saiba como participar do dia a dia da escola de seu filho – com orientações baseadas na publicação elaborada pelo Ministério da Educação e parceiros, Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Também foram confeccionadas faixas com frases como "O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende muito dos filhos que vamos deixar para o mundo", de Mário Sérgio Cortella.

Entre os parceiros da Mobilização no município, além das pedagogas comunitárias, o relato das boas práticas em Praia Grande destaca a contribuição de representantes de escolas, empresas, entidades religiosas, do comércio, de rádios, associações de bairro e, também, de membros da polícia militar e do corpo de bombeiros.

Conheça a experiência de Praia Grande com mais detalhes no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.

Nenhum comentário: