segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ministério Público e Secretaria de Educação de Nova Soure (BA) mobilizam famílias de alunos


Familiares de alunos estiveram presentes na atividade
de mobilização
Em parceria com o Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Soure, na Bahia, realizou, no dia 14 de janeiro, a 1ª Chamada Pública sobre a Matrícula Escolar. Durante a atividade, além de receberem informações sobre as matrículas nas escolas da rede pública da cidade, pais de alunos, educadores e comunidade foram conscientizados a respeito da importância da participação das famílias no cotidiano escolar.

A ação contou com a presença de autoridades locais, como a secretária municipal de Educação, Robélia Aragão; o promotor da Comarca de Nova Soure, Leonardo Coutinho; o sargento da Polícia Militar, Wilton Rastelly; e a vice-prefeita, Maria de Lourdes Prado. Em seus discursos, todos enfatizaram a interação família-escola-comunidade como fundamental para a melhoria da qualidade da Educação oferecida no município.


Promotor Leonardo Coutinho falou sobre a importância da
interação família-escola-comunidade
Em sua fala, a secretária de Educação ressaltou a necessidade dos alunos serem matriculados na unidade de ensino mais perto da sua casa, o que, entre outras vantagens, permite que os pais acompanhem melhor a vida escolar dos alunos. O promotor Leonardo Coutinho complementou a apresentação da secretária destacando as causas e consequências da participação das famílias nos estudos de seus filhos. “Os pais têm que assumir a responsabilidade de acompanhar os filhos em sua vida escolar, se responsabilizarem por eles e entender que podem responder criminalmente por omissão”, afirmou.

O sargento Wilton, por sua vez, apontou que a responsabilidade pela educação das crianças não compete somente à escola. “Os pais precisam acompanhar a vida dos seus filhos, seja ela dentro ou fora do ambiente escolar. Não cabe à escola fazer o papel dos pais, mas sim, ajudar os pais na sua educação, levando para essas crianças o aprendizado que irá se somar à educação e às orientações que eles devem trazer de suas residências”, refletiu o representante da Polícia Militar. 

Com informações de Robélia Aragão, secretária municipal de Educação de Nova Soure (BA) e mobilizadora social pela Educação.

Nenhum comentário: