terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Núcleo de Polícia Comunitária de Pindamonhangaba (SP) reforça ações de incentivo à interação família-escola

Mobilizadores do GT de Educação em reunião com a
secretária municipal de Educação de Pinda,
Elisabeth Cursino
Os mobilizadores que compõem o Grupo de Trabalho (GT) de Educação do Núcleo de Polícia Comunitária de Pindamonhangaba (SP) vêm se empenhando para aproximar familiares de alunos, educadores e comunidade e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação no município. Com o intuito de conquistar mais apoio para suas ações, o GT se reuniu, no dia 24 de janeiro, com a secretária municipal de Educação e Cultura de Pinda, Elisabeth Cursino Rodrigues, para apresentar as estratégias e metas do trabalho promovido pelo grupo.

A exposição sobre as atividades do Núcleo de Polícia Comunitária à secretária foi conduzida pela mobilizadora e coordenadora do grupo, Doris Cardoso Prudente Bertolino. Como a secretária Elisabeth já conhecia o Plano de Mobilização Social pela Educação, pois já havia trabalhado em instituições parceiras do PMSE em Pindamonhangaba, como a Diretoria Regional de Ensino e a Universidade Anhanguera-Uniderp, a parceria entre os mobilizadores e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEC) foi facilitada. 

Como resultado da parceria, a secretária Elisabeth Cursino vai auxiliar os mobilizadores a realizar um levantamento dos problemas enfrentados nas escolas do município, para que os voluntários possam direcionar seu trabalho às unidades de ensino em situação de maior vulnerabilidade. Para dar mais apoio às atividades do grupo, além do assessor do Departamento Pedagógico da SEC, Reginaldo Lucas Ouverney, gestores regionais vão participar das ações do GT.
 
Ainda durante o encontro, Elisabeth ofereceu aos mobilizadores do Núcleo de Polícia Comunitária espaço para exposição de suas atividades no 1° Encontro de Projetos e Planejamentos de 2013. Realizado na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 31 de janeiro, o evento contou com a presença de todos os gestores e professores municipais, somando cerca de 800 profissionais.
 
Reunião do GT de Educação
 
No dia 17 de janeiro, os integrantes do Grupo de Trabalho de Educação do Núcleo de Polícia Comunitária de Pindamonhangaba promoveram reunião interna para definição de estratégias de ação e troca de experiências.  Participaram do debate representantes de escolas estaduais, do Conselho Tutelar, da Diretoria Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, bem como do movimento Parceiros do Amanhã, da Associação Pindamonhangabense de Amor Exigente (APAMEX) e da igreja Assembleia de Deus Ministério Belém.
 
Durante a atividade, as ações que já vem sendo desenvolvidas nas escolas estaduais de Pinda ganharam destaque entre os relatos dos mobilizadores. Com o intuito de garantir maior participação dos familiares de alunos, as escolas cujos representantes – chamados de professores mediadores – participam do GT de Educação vêm buscando aprimorar a forma de condução das reuniões de pais e adequar os horários desses encontros às necessidades demonstradas pelas famílias.
 
Na Escola Estadual (EE) Professora Dirce Leopoldina Cintra Villas, por exemplo, a solução encontrada pela vice-diretora, professora Rosângela da Silva Franco, para atender casos mais problemáticos e de pais que não puderam comparecer à reunião, foi a de estabelecer um dia especial para atender cada um. A educadora Cristiane Prandk Gambi relata, por sua vez, que em sua escola, a EE Professora Ivone Nogueira de Azevedo, a diretora redigiu uma carta convite para a reunião que foi entregue pessoalmente aos pais nas residências dos 257 alunos. Para lembra-los da atividade, por iniciativa própria, a diretora enviou, ainda, SMS aos familiares informando data e horário do encontro. “Isso deu um excelente resultado e os pais se sentiram prestigiados com essa atenção”, informou Cristiane.
 
A diretora da EE Dirce Aparecida Pereira Marcondes, Maria Lúcia Bertolino, reforçou a importância dessa atenção aos familiares de alunos. “Os pais procuram a escola, mas, dependendo de como a escola acolhe esses pais, eles podem retornar ou não”, refletiu.
 
De acordo com o relatório do encontro do GT, como tarefas para a próxima reunião, os mobilizadores pretendem, entre outras ações, convidar o promotor da Vara da Infância e Juventude de Pindamonhangaba para participar das atividades do grupo.  Outra meta é marcar reunião, por meio da Diretoria Regional de Ensino, entre o GT de Educação, diretores, coordenadores, supervisores e professores mediadores e a Prefeitura, para que representantes do poder público local possam fazer uma exposição sobre a rede de atendimento que o município possui e como ela pode ser utilizada para encaminhamento pelas escolas.  

Com informações de Doris Cardoso Prudente Bertolino, mobilizadora social pela Educação e coordenadora do GT de Educação de Pindamonhangaba.

Nenhum comentário: