segunda-feira, 25 de março de 2013

Camargo Corrêa e MEC promovem Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Apiaí (SP)

O município paulista de Apiaí recebe, nestas terça e quarta-feira (26 e 27), Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, promovida pelo Instituto Camargo Corrêa em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A atividade tem como objetivo capacitar voluntários para o desenvolvimento de ações de incentivo à interação família-escola-comunidade e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação oferecida nas escolas públicas da cidade.

A ser realizada na unidade da InterCement – empresa do Grupo Camargo Corrêa – em Apiaí, as exposições da Oficina serão conduzidas pelo representante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no MEC, Paulo Ronaldo dos Santos. 

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Apiaí (SP)
Local: Unidade InterCement Apiaí – Rua Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, 571 – Apiaí (SP)
Data: 26 e 27 de março de 2013
Horário: 8h às 18h

Parceria PMSE/MEC e Instituto Camargo Corrêa

 

O evento em Apiaí dará continuidade à série de atividades de formação realizadas pelo Instituto Camargo Corrêa em conjunto com o Ministério da Educação nos municípios em que o grupo empresarial atua. Em 2012, as Oficinas de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação foram realizadas nas cidades de Santana do Paraíso (MG), Ijaci (MG) e Santa Helena de Goiás (GO).

Ijaci (MG)

Representante do MEC, Paulo Ronaldo dos Santos,
apresentou as orientações do PMSE
Em Ijaci, Minas Gerais, a Oficina de Formação de Mobilizadores foi realizada pelo Instituto Camargo Corrêa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, nos dias 01 e 02 de outubro de 2012. A Oficina contou com a participação do então coordenador do PMSE no MEC, Gilson Matias, e com exposições conduzidas pelo servidor do MEC, Paulo Ronaldo dos Santos.

Entre os participantes, a atividade contou com a presença de funcionários da InterCement – em sua maioria residentes na cidade de Lavras (MG) –, técnicos da Secretaria de Educação, gestores da rede estadual de ensino e professores, bem como de membros dos conselhos Municipal de Educação e Tutelar, da Polícia Militar, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da organização não governamental Mãe do Fruto e do Grupo de Ação Ideal Voluntário (GAIV) de Ijaci.

Mobilizadores formados na Oficina em Ijaci (MG)
Além de orientar os participantes a aplicarem o PMSE junto às comunidades em que atuam, durante o evento, os presentes conheceram dados da educação brasileira e discutiram sobre a importância da interação família-escola para a melhoria da Educação. Foram apresentadas, também, práticas bem-sucedidas de mobilização da comunidade em prol da Educação desenvolvidas em diversas regiões do País. 


Santa Helena de Goiás (GO)

Há cerca de um ano, nos dias 16 e 17 de março de 2012, a cidade de Santa Helena de Goiás recebeu Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, conduzida pelo mobilizador e representante do MEC, Sérgio Benedito Maia. Na ocasião, o município – que já havia aderido ao PMSE – ampliou a atuação do projeto de mobilização desenvolvido na cidade para oito escolas, passando a alcançar as famílias de mais de 2.800 crianças e adolescentes. 

Participantes da Oficina em Santa Helena de Goiás
Durante o evento, a secretária de Educação de Santa Helena de Goiás, Rosemary Elias Pinheiro Borges, ressaltou a importância de difundir a Mobilização Social pela Educação na cidade. “O objetivo do programa é ampliar a participação das famílias na vida escolar dos filhos e de envolver a comunidade em ações que possam colaborar com a melhoria da qualidade da educação pública na cidade, capacitando novos mobilizadores vinculados ao Instituto Camargo Corrêa, à sociedade e aos órgãos públicos de Santa Helena de Goiás”, afirmou.

Nenhum comentário: