segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mobilizadores de Bauru (SP) reúnem-se para implementar Plano de Ação

Membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru (SP) vão se reunir, nesta terça-feira (30), para dar início à implementação das atividades do Plano de Ação elaborado com base nas informações recebidas durante a Oficina de Formação de Mobilizadores realizada na cidade nos dias 15 e 16 de abril. A pauta da reunião inclui, ainda, a apresentação de novos membros que aderiram ao Comitê a partir do evento de formação, e a avaliação dos mobilizadores sobre sua participação na Oficina.

Serviço

Reunião do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Bauru
Data: 30 de abril de 2013
Local: Rua Felicio Soubihe 2-65, Jd. Planalto, próximo ao Bauru Shopping, uma rua antes do Flipper Lanches - residência de esquina.
Horário: 9h às 11h


Oficina de Formação de Mobilizadores

 

Representantes de diversos segmentos sociais estiveram
presentes na Oficina em Bauru
A Oficina em Bauru teve como objetivo principal capacitar novos mobilizadores sociais pela Educação e, assim, reforçar o Comitê local. O grupo de mobilizadores bauruenses, mesmo com poucos integrantes, tem se esforçado para desenvolver, desde 2008, ações que incentivam a aproximação entre familiares, educadores e comunidade com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação oferecida nas escolas públicas da cidade.

Atividade de formação teve como objetivo fortalecer
a atuação do Comitê local
Organizada por iniciativa das voluntárias Rosimeire de Freitas Roveda e Maria Teresa Turtelli Gil de Souza – principais lideranças da Mobilização no município e membros da Pastoral da Educação –, a Oficina contou com a participação e o apoio de representantes da Secretaria de Bem Estar Social (SEBES), da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, da Escola Técnica Estadual (ETEC) Rodrigues de Abreu, do Movimento Humanidade Nova e do Banco do Brasil, além de professores, gestores e coordenadores escolares das escolas municipais de Bauru e de lideranças religiosas de igrejas católicas e evangélicas da região. Participaram, também, representantes das secretarias de Educação dos municípios paulistas de Lins, Iacanga, Arealva e Reginópolis.

A Oficina contou com apresentação do Coral do Centro do
Professorado Paulista (CPP) de Bauru
Durante a formação, os participantes conheceram a lógica e as estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e os materiais que podem ser utilizados nas ações dos mobilizadores. Foram fornecidos também dados sobre a Educação no Brasil e em Bauru, dando-se ênfase no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em como as ações de mobilização podem contribuir para a elevação desse indicador. As exposições da Oficina foram conduzidas pela representante da equipe do PMSE no Ministério da Educação, Loide Medeiros.

Fórum Municipal de Educação

Como resultado do evento, além de capacitar novos membros e conquistar parcerias para o Comitê de Bauru, representante do grupo de mobilizadores foi convidado pela secretária municipal de Educação de Bauru, Vera Mariza Regino Casério, a participar de reunião do Fórum Municipal de Educação, que tem como tarefa organizar a Conferência Intermunicipal de Educação, realizada em preparação para a Conferência Nacional de Educação de 2014 (CONAE 2014). O encontro do Fórum foi realizado no dia 18 de abril, na unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) Horto Florestal.

Nenhum comentário: