terça-feira, 14 de maio de 2013

Coronel Pilar (RS) e municípios vizinhos fortalecem interação família-escola-comunidade

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em Coronel Pilar (RS)
Secretários municipais de educação dos municípios gaúchos de Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi participaram, no dia 12 de abril, de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em Coronel Pilar. Realizada com o intuito de fortalecer as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade na região, além dos secretários, a atividade de capacitação contou com a presença de representantes de diversos segmentos sociais.

As exposições da Oficina foram conduzidas pelo
representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos
De acordo com o representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos, que conduziu as exposições da Oficina, o envolvimento de diferentes setores da sociedade local foi um dos destaques do evento. “A semente da mobilização plantada no sistema municipal de educação de Coronel Pilar veio reafirmar a importância de fortalecer os laços da escola com a família, a partir da ampla participação social, com prefeitos, juízes, promotores de justiça, vereadores, secretários municipais, diretores, professores, conselheiros da educação, conselheiros tutelares, lideranças de igrejas, líderes comunitários, empresários e todos que se interessam pela qualidade da educação”, afirmou.

Para estimular o debate entre os participantes sobre como incentivar de forma efetiva a interação entre familiares educadores, o representante do MEC propôs os seguintes questionamentos: que ações desenvolvemos? Quem são nossos parceiros? Quais as estratégias de comunicação e o conteúdo de sensibilização? Que resultados alcançamos?

Divididos em grupos, participantes elaboraram planos de ação
Após a discussão sobre as questões, os participantes elaboraram planos de ação a serem implementados junto à comunidade escolar. Para a construção dos planos, os mobilizadores levaram em consideração as orientações recebidas durante a Oficina, como as sugestões de ação no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação, os fundamentos da interação família-escola e dados da Educação no Brasil e na região de Coronel Pilar, entre outros.   

Clique na imagem para visualizar a matéria sobre a
formação publicada no jornal O Garibaldense
Segundo a professora e integrante da ONG Trilhas do Saber, Solange Lazzari – que articulou a realização da Oficina junto ao MEC – o objetivo da SEMED de Coronel Pilar é alcançar a excelência em Educação. “Além de apresentar um dos melhores índices de qualidade de vida no Brasil, nosso município também quer ser referência em qualidade de Educação”, relatou a mobilizadora. Essa ideia é compartilhada pelo secretário municipal de Educação, Ivan Agatti. “Acredito que Coronel Pilar pode se tornar um município forte e promissor no âmbito educacional”, disse o secretário.

A Oficina de Formação de Mobilizadores também recebeu apoio e cobertura da imprensa local, como o jornal O Garibaldense (ver foto) e a Rádio Garibaldi, da RedeSul de Rádio.  

Acesse aqui a matéria publicada no site da RedeSul de Rádio, que disponibiliza também diversas imagens do evento.

Nenhum comentário: